Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Investidos 580 mil euros para ampliar quartel de bombeiros de Santo André

As obras de ampliação e remodelação do quartel dos bombeiros de Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), são inauguradas no domingo, após um investimento de 580 mil euros, divulgou hoje a associação.

Investidos 580 mil euros para ampliar quartel de bombeiros de Santo André
Notícias ao Minuto

16:33 - 14/11/19 por Lusa

País Bombeiros

Iniciada em 2017 e com o apoio de fundos comunitários, a empreitada contemplou a construção de "novas camaratas, balneários, salas de formação, gabinete de crise e parque de viaturas", explicou à agência Lusa o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Santo André, Fonseca Santos.

"Fizemos uma obra já virada para o futuro, porque se seguíssemos a legislação em vigor seria olhar para o passado, introduzíamos uns melhoramentos e todos os anos teríamos necessidade de fazer novas obras. Assim alterámos o projeto e estamos melhor preparados", sublinhou.

A remodelação do quartel, construído em 2002, permitiu duplicar a área disponível, em terrenos cedidos pela Câmara de Santiago do Cacém, e ainda "melhorar a sala do bombeiro e a central de comunicações".

"Quisemos equiparar os espaços das camaratas, balneários e vestiários para que todos os bombeiros, mulheres e homens, tenham as mesmas condições", acrescentou.

O projeto, cujo prazo de execução de 10 meses atingiu os dois anos de duração, foi comparticipado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) em 85%.

O restante valor da empreitada foi assegurado pela associação humanitária apoiada pelo município de Santiago do Cacém, que financiou o projeto em cerca de 52 mil euros, metade do valor não comparticipado pelo POSEUR.

"Além da obra edificada, ainda investimos em equipamentos, mobiliário e outro tipo de trabalhos complementares, na aquisição de duas novas ambulâncias e na recuperação de duas cisternas, num valor superior a 300 mil euros", realçou.

Para fazer face aos compromissos, nos últimos dois anos, a associação, que conta com cerca de 45 elementos, promoveu vários eventos e campanhas de angariação de fundos "junto das empresas e da população", tendo conseguido reunir "cerca de 200 mil euros".

No entanto, adiantou, "vamos continuar a realizar estas iniciativas porque ainda há investimentos que gostaríamos de fazer, como o arranjo exterior do parque de viaturas, a conclusão da unidade local de formação e o aquecimento dos balneários junto ao parque de viaturas".

Além das obras de ampliação e remodelação do quartel, no domingo, serão ainda inauguradas duas novas ambulâncias e duas viaturas "cisternas" que foram recuperadas "não só para o combate a incêndios mas também para ajudar no abastecimento de água devido à seca", frisou.

O quartel dos bombeiros está localizado na freguesia de Santo André, concelho de Santiago do Cacém, a cerca de 10 quilómetros do complexo industrial de Sines.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório