Iniciada em 2017 e com o apoio de fundos comunitários, a empreitada contemplou a construção de "novas camaratas, balneários, salas de formação, gabinete de crise e parque de viaturas", explicou à agência Lusa o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Santo André, Fonseca Santos.
"Fizemos uma obra já virada para o futuro, porque se seguíssemos a legislação em vigor seria olhar para o passado, introduzíamos uns melhoramentos e todos os anos teríamos necessidade de fazer novas obras. Assim alterámos o projeto e estamos melhor preparados", sublinhou.
A remodelação do quartel, construído em 2002, permitiu duplicar a área disponível, em terrenos cedidos pela Câmara de Santiago do Cacém, e ainda "melhorar a sala do bombeiro e a central de comunicações".
"Quisemos equiparar os espaços das camaratas, balneários e vestiários para que todos os bombeiros, mulheres e homens, tenham as mesmas condições", acrescentou.
O projeto, cujo prazo de execução de 10 meses atingiu os dois anos de duração, foi comparticipado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) em 85%.
O restante valor da empreitada foi assegurado pela associação humanitária apoiada pelo município de Santiago do Cacém, que financiou o projeto em cerca de 52 mil euros, metade do valor não comparticipado pelo POSEUR.
"Além da obra edificada, ainda investimos em equipamentos, mobiliário e outro tipo de trabalhos complementares, na aquisição de duas novas ambulâncias e na recuperação de duas cisternas, num valor superior a 300 mil euros", realçou.
Para fazer face aos compromissos, nos últimos dois anos, a associação, que conta com cerca de 45 elementos, promoveu vários eventos e campanhas de angariação de fundos "junto das empresas e da população", tendo conseguido reunir "cerca de 200 mil euros".
No entanto, adiantou, "vamos continuar a realizar estas iniciativas porque ainda há investimentos que gostaríamos de fazer, como o arranjo exterior do parque de viaturas, a conclusão da unidade local de formação e o aquecimento dos balneários junto ao parque de viaturas".
Além das obras de ampliação e remodelação do quartel, no domingo, serão ainda inauguradas duas novas ambulâncias e duas viaturas "cisternas" que foram recuperadas "não só para o combate a incêndios mas também para ajudar no abastecimento de água devido à seca", frisou.
O quartel dos bombeiros está localizado na freguesia de Santo André, concelho de Santiago do Cacém, a cerca de 10 quilómetros do complexo industrial de Sines.