Meteorologia

  • 10 DEZEMBRO 2019
Tempo
11º
MIN 7º MÁX 15º

Edição

Ministro acredita que Portugal vai defender o título no Euro2020

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, está convicto de que a seleção portuguesa de futebol vai qualificar-se para a fase final do Euro2020 e espera bons resultados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio2020.

Ministro acredita que Portugal vai defender o título no Euro2020
Notícias ao Minuto

06:57 - 14/11/19 por Lusa

País Euro2020

"Estou absolutamente convicto de que Portugal estará presente a defender o título e é isso que eu acredito e é isso que os fãs portugueses acreditam. Portugal tem uma responsabilidade que é defender o título e essa é uma responsabilidade grande, uma responsabilidade maior", disse o ministro, em entrevista à agência Lusa.

Tiago Brandão Rodrigues destacou o trabalho da equipa técnica liderada por Fernando Santos, dos jogadores, e da Federação Portuguesa de Futebol, que "tem sido um exemplo em termos internacionais de profissionalismo e de crescimento do futebol, nomeadamente, também do futebol feminino".

O governante disse acreditar que nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que se disputam no verão, na capital japonesa, os atletas nacionais poderão obter resultados que orgulhem os portugueses.

"Temos campeões da Europa, temos campeões do mundo, temos gente que nas taças do mundo se afirmou e isso significa que se eles chegarem lá e fizerem igual ou melhor vamos ter resultados que vão orgulhar os portugueses", referiu

O ministro destacou o trabalho que tem vindo a ser feito pelos comités olímpico e paralímpico de Portugal, comparando as preparações para os Jogos Rio2016 e Tóquio2020.

"Tivemos um trabalho muito sistematizado, quando comparamos Rio2016 com Tóquio2020. As duas missões e os dois programas tiveram um aumento de cerca de 15% no que toca ao programa olímpico e de 83% no que toca ao programa paralímpico", observou.

O ministro destacou "o trabalho substantivo que o Comité Olímpico de Portugal e o Comité Paralímpico de Portugal têm feito ao longo destes quatro anos, com uma participação ainda maior no que são os eventos desportivos multinacionais, que acabam por mimetizar em menor escala o que são os Jogos Olímpicos em 2020".

Tiago Brandão Rodrigues reconheceu que "os objetivos contratualizados, tanto olímpicos como paralímpicos, são muito ambiciosos" e mostrou-se convicto de que poderão surgir resultados surpreendentes, nomeadamente, na canoagem e no judo, modalidades nas quais Portugal conquistou medalhas nas duas últimas edições dos Jogos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório