Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Vai fazer árvore de Natal? Alugue um pinheiro e ajude os bombeiros

Por cada pinheiro alugado, 5 euros revertem para a compra de material profissional para o combate a incêndios.

Vai fazer árvore de Natal? Alugue um pinheiro e ajude os bombeiros
Notícias ao Minuto

10:23 - 13/11/19 por Melissa Lopes

País Pinheiro de Natal

Mais um ano, mais uma edição da iniciativa Pinheiro Bombeiro a decorrer. Se está a planear fazer uma árvore de Natal, saiba que pode alugar um pinheiro verdadeiro e com isso ajudar os bombeiros voluntários.

O Pinheiro Bombeiro é uma iniciativa de cariz social da startup portuguesa Rnters que vai já na 3.ª edição. Nas duas primeiras edições foram angariados 29 mil euros, revela Rnters em comunicado.

Valor que, com a ajuda da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, foi investido e doado na forma de material profissional carenciado pelos corpos de Bombeiros Voluntários Portugueses.

A iniciativa, recorde-se, nasceu em 2017, aquando dos grandes incêndios no Norte e Centro do País. Nesse ano e no seguinte, o valor angariado permitiu entregar dezenas de máscaras de combate a incêndio a todos os corpos de Bombeiros Voluntários do distrito de Leiria e este ano serão entregues luvas e máscaras para todos os corpos do distrito de Viana do Castelo, faz saber a startup

Por cada pinheiro alugado (cujo custo é de 20 euros), 5 euros revertem para a compra de material profissional para o combate a incêndios. No final do aluguer, o pinheiro é devolvido e transformado em biomassa, finalizando o aluguer e a sua utilização de forma sustentável, explica a iniciativa no site.

No mesmo site lembra-se que 80% dos bombeiros em Portugal são voluntários e "infelizmente nem sempre contam com material adequado" - máscaras, luvas, fatos, entre outros.

Os bombeiros explicam ainda por que razão cortam os pinheiros que serão alugados para árvores de Natal. "Os pinheiros - neste caso, de desbaste - são cortados de forma a manter o terreno limpo e prevenir incêndios", lê-se. Assim, ao alugar um destes pinheiros, está a "evitar a disseminação de incêndios, a prevenir o combate ao fogo e a dar-lhe uma nova vida".

Para ficar a par de como funciona, basta aceder ao site da iniciativa. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório