Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Olhamos com confiança para presidência portuguesa da UE"

O Presidente de Itália, Sergio Mattarella, considerou hoje que o projeto europeu enfrenta um momento decisivo em que é preciso coragem e manifestou confiança na futura presidência portuguesa da União Europeia, em 2021.

"Olhamos com confiança para presidência portuguesa da UE"
Notícias ao Minuto

23:50 - 12/11/19 por Lusa

País Itália

"Precisamos, dentro da União, todos juntos, de ter coragem. Também por esta razão, olhamos com confiança para a presidência de turno do Conselho da União Europeia que Portugal assumirá no primeiro semestre de 2021, certos de que se tratará de um momento no qual a colaboração se tornará ainda mais estreita", afirmou.

O chefe de Estado italiano falava num jantar oficial no Palácio do Quirinal, em Roma, que ofereceu em honra do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra em visita de Estado a Itália.

Na sua intervenção escrita, a que a agência Lusa teve acesso, Sergio Mattarella disse que Portugal e a Itália têm "sensibilidades comuns" em relação ao futuro da União Europeia.

"Estamos, ambos, conscientes de que chegámos a uma viragem decisiva no percurso de integração, para podermos, completando a arquitetura da União, satisfazer plenamente as necessidades e os desejos dos nossos cidadãos e das nossas comunidades", acrescentou.

O Presidente português chegou a Itália na segunda-feira, para uma visita de Estado que termina na quarta-feira, em Bolonha, em que está acompanhado pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, e pelos deputados à Assembleia da República Jorge Lacão, do PS, Adão Silva, do PSD, e Bruno Dias, do PCP.

Sergio Mattarella, de 78 anos, foi eleito Presidente de Itália em 31 de janeiro de 2015 para um mandato de sete anos. É o 12.º chefe de Estado de Itália.

No seu discurso neste jantar oficial, o chefe de Estado de Itália referiu que este ano se comemora "o 500.º aniversário da morte de Leonardo da Vinci - celebrado também em Portugal com diversas iniciativas -, mas também os 500 anos da navegação de Fernão de Magalhães, cujas gestas foram transmitidas pelo vicentino Antonio Pigafetta".

Sergio Mattarella apontou estes dois acontecimentos como "etapas de um percurso entusiasmante, o da civilização europeia, na incessante exploração de novos horizontes", no qual portugueses e italianos têm estado "sempre próximos, num compromisso que se renova".

"Era italiano Antonio Pigafetta, o cronista a quem devemos o tanto que sabemos hoje sobre a viagem de circum-navegação", realçou igualmente Marcelo Rebelo de Sousa, na sua intervenção, em que salientou como "é antiga e secular a relação de fraternidade" entre Portugal e Itália.

"Uma união que remonta à fundação da nossa nacionalidade, sendo oriunda da Casa de Saboia a primeira rainha de Portugal", mencionou o Presidente português.

No quadro multilateral, ambos os chefes de Estado assinalaram a adesão da Itália, enquanto observador associado, à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no ano passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório