Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2019
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Edição

Espanha não está a cumprir os caudais do Tejo, confirma APA

A informação já foi comunicada às autoridades em Madrid. O Governo espera esta semana que Espanha marque a reunião de emergência pedida pelo Ministro do Ambiente português.

Espanha não está a cumprir os caudais do Tejo, confirma APA

A barragem de Cedilho é a última fronteira por onde passa a água do Tejo antes de entrar em Portugal e é o local onde se regista o volume de água que Espanha debita no nosso país. De acordo com os dados portugueses, nas duas últimas semanas de outubro a água que passou pela barragem ficou à quem dos sete mil metros cúbicos, os mínimos semanais acordados com Espanha. 

"Os registos portugueses indicam que de facto há ali um incumprimento do semanal. Mas estamos atentos e já fizemos chegar essa informação a Espanha", confirmou à RTP Felisbina Quadrado, responsável pelo departamento de Recursos Hídricos da Associação Portuguesa do Ambiente (APA). 

Na semana de 14 a 20 de outubro, a barragem de Cedilho despejou 6250 metros cúbicos de água no Tejo, ou seja, menos 750 do que o convencionado. Na semana seguinte, registou-se um novo incumprimento, desta vez de 250 metros cúbicos de água em falta. No total, Espanha não despejou 1000 metros cúbicos de água

O Governo português espera que Espanha marque a reunião de emergência pedida pelo Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.  

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório