Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Conheça os três leopardos que nasceram no Jardim Zoológico de Lisboa

Crias são de Leopardo-da-Pérsia, uma espécie classificada como estando 'Em Perigo'.

Notícias ao Minuto

14:57 - 12/11/19 por Notícias Ao Minuto

País Vídeo

Três machos de Leopardo-da-Pérsia nasceram na madrugada do passado dia 23 no Jardim Zoológico de Lisboa. A espécie está classificada como 'Em Perigo' pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

Tanto a última fase de gestação da mãe, Elin, como o desenvolvimento das crias foram acompanhados por maras de vigilância colocadas nas instalações dos animais

"As crias estão saudáveis e já é possível observá-las a explorar a instalação exterior com Elin, uma excelente progenitora, muito protetora", afirma José Dias Ferreira, coordenador do programa europeu de reprodução desta subespécie de leopardo, citado num comunicado enviado às redações esta terça-feira. 

Agora, um destes pequeninos ainda precisa de nome e... depende de si. Está a decorrer uma votação e o Jardim Zoológico desafia  os visitantes a "participar".

De forma a "sensibilizar para as ameaças que esta espécie enfrenta no habitat natural e para dar a conhecer um pouco sobre o Cáucaso", o Zoo de Lisboa e a Mirpuri Foundation, padrinhos do projeto, selecionaram previamente três nomes

Pode escolher entre Zangezur Talish - "cadeias montanhosas na região do Cáucaso com extrema importância para a sobrevivência da espécie" - e Noah - um nome que "homenageia um leopardo homónimo que entre 2004 e 2009 desempenhou um papel fundamental na consciencialização das populações e dos organismos ligados à proteção da vida selvagem naquela região", explica a mesma nota.

Os outros dois machos foram 'batizados' de Kiamaky, o nome de uma "montanha onde houve um dos primeiros registos da reprodução de leopardos", e Amirhossein-Khaleghi, "um Iraniano que dedica a sua vida à conservação da espécie". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório