Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

SEF identifica 10 jogadores de futebol em situação irregular em Portugal

Jogavam em clubes dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Viseu e Castelo Branco. Foram ainda constituídos três arguidos.

SEF identifica 10 jogadores de futebol em situação irregular em Portugal
Notícias ao Minuto

11:31 - 12/11/19 por Notícias Ao Minuto

País SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou 10 jogadores de futebol em situação irregular em Portugal, numa operação que decorreu na semana passada com o objetivo de verificar as "condições de entrada e permanência de futebolistas estrangeiros" que exercem a profissão em clubes dos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Viseu e Castelo Branco. Foram ainda constituídos três arguidos

Num comunicado do SEF a que o Notícias ao Minuto teve acesso é referido que, no total, foram fiscalizados 26 clubes de futebol e identificados 502 atletas, dos quais 194 eram estrangeiros

"Destes, foram detetados 10 em situação documental irregular, ou seja, não habilitados à prática de qualquer atividade em Portugal, tendo nove sido notificados para abandono voluntário do país, no prazo de 20 dias, sob pena de, em caso de incumprimento, virem a ser detidos e objeto de processos de afastamento coercivo", é acrescentado. 

Um outro cidadão foi notificado para comparecer no SEF, "uma vez que dispunha de condições para requerer a respetiva regularização documental".  

Foram ainda, na mesma operação, efetuadas buscas domiciliárias na habitação de um agente desportivo que foi "constituído arguido por auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos".

Também um atleta foi constituído arguido por falsificação de documentos e ainda um clube, "por auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos". 

A operação tinha como objetivos a "prevenção e a sinalização de situações enquadráveis em comportamentos criminalizados, designadamente tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal", mas também "o propósito de apurar qual o grau de cumprimento das determinações legais e regulamentares, do ponto de vista desportivo em vigor", algumas recentemente implementadas pela Federação Portuguesa de Futebol, conclui ainda a mesma nota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório