Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Vila Viçosa: Retirado corpo de trabalhador que caiu numa pedreira

O corpo do trabalhador que sábado caiu numa pedreira em Vila Viçosa estava preso e soterrado a cerca de 24 metros de profundidade.

Vila Viçosa: Retirado corpo de trabalhador que caiu numa pedreira
Notícias ao Minuto

17:04 - 10/11/19 por Notícias Ao Minuto

País Vila Viçosa

Passadas cerca de cinco horas de ter sido encontrado, o corpo do manobrador da máquina que caiu numa pedreira em Vila Viçosa foi retirado do local por mergulhadores, na sequência do trabalho levado a cabo pela equipa de resgate, avançou esta tarde a TVI24.  

O corpo vai ser transportado para os serviços de Medicina Legal em Évora, depois de se ter deslocado ao local o delegado de saúde.

O corpo do trabalhador foi localizado por volta das 12h00 deste domingo, mas os trabalhos de resgate continuaram até às 17h00 devido à dificuldade encontrada para retirar a vítima da pedreira, explicou a 2.ª comandante distrital de operações de socorro de Évora, Maria João Rosado.

O corpo estava "a cerca de 24 metros de profundidade", revelou a a responsável, ainda antes de ter sido encontrada uma solução para retirar a vítima, em declarações aos jornalistas no local onde estavam a decorrer os trabalhos.

O homem de 50 anos encontrava-se "soterrado numa câmara que foi construída pelo depositar das rochas", apontou a mesma fonte do CDOS. De acordo com Maria João Rosado, as operações de socorro no local terminaram com a desmobilização dos operacionais.

Tudo sobre o acidente de trabalho 

O acidente de trabalho ocorreu no sábado de manhã, com alerta dado às 9h42, quando a máquina industrial, tipo 'dumper' e carregada de pedras, e o manobrador caíram para o fundo da pedreira de mármore, desativada e cheia de água, de uma altura de cerca de 30 metros e ficaram no fundo a cerca de 24 metros de profundidade.

O comandante dos bombeiros de Vila Viçosa, Nuno Pinheiro, relatou à Lusa que o acidente ocorreu quando se procediam a trabalhos para "entulhar" e fechar a pedreira, localizada junto à estrada entre Vila Viçosa e Bencatel.

As operações de busca e resgate tinham sido reforçadas domingo de manhã com mais mergulhadores dos bombeiros e da GNR e uma equipa cinotécnica também da guarda, depois de os trabalhos terem sido interrompidos ao final da tarde de sábado por falta de visibilidade.

Entre as cinco dezenas de operacionais estiveram 14 mergulhadores da Força Especial de Proteção Civil (sete) e da GNR (seis), além de um da corporação de bombeiros de Alandroal.

A Autoridade para as Condições no Trabalho (ACT) esteve no local do desastre para averiguar as circunstâncias em que ocorreu.

Este acidente aconteceu quase um ano depois (a data assinala-se no próximo dia 19) do desastre ocorrido no vizinho concelho de Borba, que provocou cinco mortos, devido ao aluimento de parte de uma estrada municipal que arrastou terra e pedras para o interior de duas pedreiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório