Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Juiz português Filipe César Marques reeleito presidente da MEDEL

O juiz português Filipe César Marques foi hoje reeleito presidente dos Magistrados Europeus para a Democracia e as Liberdades (MEDEL) por mais dois anos, numa votação que decorreu em Santiago de Compostela, na Galiza, Espanha.

Juiz português Filipe César Marques reeleito presidente da MEDEL
Notícias ao Minuto

16:11 - 09/11/19 por Lusa

País Filipe César Marques

"Filipe César Marques foi reeleito, por unanimidade, presidente dos Magistrados Europeus para a Democracia e as Liberdades (MEDEL), a única associação internacional que agrupa magistrados judiciais e do Ministério Público", pode ler-se num comunicado hoje enviado à imprensa pela organização.

Segundo o documento, "o juiz de direito manterá, por mais dois anos e últimos, de acordo com o estatuto, a liderança da organização que reúne 23 associações de juízes e procuradores de 16 estados europeus, num total de cerca de 18 mil magistrados".

A organização europeia inclui a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) e o Sindicato Magistrados Do Ministério Público (SMMP), salienta ainda o comunicado.

"A MEDEL é a única associação internacional de magistrados que agrupa magistrados judiciais e magistrados do Ministério Público. Dois anos após a sua criação em Estrasburgo [França], a MEDEL adquiriu personalidade jurídica", indica a organização.

O juiz português foi eleito numa votação em Santiago de Compostela, norte de Espanha, no âmbito da realização da assembleia-geral do Conselho de Administração da MEDEL.

A reunião incluiu também "a conferência Género e Justiça, organizado conjuntamente entre a MEDEL, a Associação Juízas e Juízes para a Democracia e com a União Progressista de Fiscais em colaboração com a Universidade de Santiago de Compostela".

De acordo com a organização, nos últimos dois anos a MEDEL "manteve reuniões regulares com as instituições europeias, como a Comissão Europeia ou o Conselho da Europa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório