Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Beata é plástico. Penha de França palco de ação piloto de sensibilização

No bairro da Penha de França, em Lisboa, as papeleiras ganharam cor, pintadas por idosos e alunos das escolas locais, que hoje saíram à rua para recolher beatas do chão e alertar a população sobre os riscos daquele resíduo.

Beata é plástico. Penha de França palco de ação piloto de sensibilização
Notícias ao Minuto

18:12 - 08/11/19 por Lusa

País Ambiente

A ação de sensibilização insere-se na estratégia europeia para o Ambiente, nomeadamente no combate ao plástico de uma única utilização, e teve o apoio da Câmara de Lisboa e da Junta de Freguesia local.

"Pouca gente sabe que as beatas contêm plástico e que quando bem apagadas podem ficar depositadas nas papeleiras", disse à agência Lusa Cristina Sousa, da Zero Waste Lab, organização não governamental, parceira na iniciativa.

Alunos e professores participaram na ação de recolha de beatas. Na pintura das papeleiras com tons coloridos, os mais jovens tiveram a companhia de idosos de uma casa de saúde do bairro, com "artistas" de 80 e 90 anos, contou à Lusa a mesma responsável.

"As beatas são, de facto, um resíduo muito pequenino, que as pessoas normalmente descuram, mas que têm uma grande capacidade de contaminação. Quando vão para as sarjetas acabam nos cursos de água", reforçou.

A iniciativa, promovida pela representação da Comissão Europeia em Portugal e pelo gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em colaboração com a associação Zero Waste Lab, foi encarada como uma experiência piloto e poderá vir a ser replicada em outros bairros, de acordo com fontes da organização.

Durante a ação foram distribuídos cinzeiros individuais à população, feitos de canas e rolhas de cortiça.

Estima-se que em Portugal, por minuto, vão parar ao chão sete mil beatas.

Hoje, o percurso passou por 15 papeleiras e caixotes do lixo que foram intervencionados por coletivos artísticos de forma a sinalizar que são locais para o correto depósito de beatas de cigarro, porque "beata é plástico".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório