Procurar

CDS-PP defende grupoo para avaliar recuperação de danos do Lorenzo

O grupo parlamentar do CDS-PP/Açores apresentou hoje um projeto de resolução que visa a constituição de um grupo de trabalho na Comissão Parlamentar de Economia para avaliar a recuperação de danos do furacão Lorenzo na região.

CDS-PP defende grupoo para avaliar recuperação de danos do Lorenzo

© Reuters

Lusa
08/11/2019 17:44 ‧ há 5 anos por Lusa

País

Lorenzo

Segundo uma nota de imprensa, o grupo terá também como missão acompanhar o processo de abastecimento de bens e mercadorias às ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo), "sem prejuízo da eficaz atuação do Governo Regional, da Proteção Civil e do Governo da República, nomeadamente no cumprimento com prontidão do seu dever de solidariedade".

"Importa agora acompanhar a implementação das respostas da administração pública regional às necessidades das populações, das empresas e do esforço de reconstrução", de acordo com os centristas.

O grupo de trabalho, no quadro da Comissão Permanente de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, deve disponibilizar, em sede parlamentar, a "devida informação sobre implementação das medidas previstas no processo de ajuda e reconstrução às ilhas e populações afetadas".

Durante a passagem do "Lorenzo" pelos Açores foram registadas 255 ocorrências e 53 pessoas tiveram de ser realojadas.

A passagem causou a destruição total do porto das Lajes das Flores, o que colocou em risco o abastecimento ao grupo Ocidental.

No total, o mau tempo provocou prejuízos de cerca de 330 milhões de euros, segundo o Governo Regional dos Açores.

O Conselho de Ministros aprovou entretanto, na quinta-feira, a resolução que declara a situação de calamidade na sequência dos prejuízos gerados pelo Lorenzo.

A declaração de calamidade pública está prevista na Lei de Bases da Proteção Civil, podendo ser decretada "face à ocorrência ou perigo de ocorrência" de acidente grave ou catástrofe, e inclui um "regime especial de contratação pública de empreitadas de obras públicas, fornecimento de bens e aquisição de serviços".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10