Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Marcelo Rebelo de Sousa recebido por Mattarella na terça-feira

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia na segunda-feira uma visita de Estado a Itália, dividida entre Roma e Bolonha, durante a qual será recebido pelo seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, na terça-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa recebido por Mattarella na terça-feira
Notícias ao Minuto

15:15 - 08/11/19 por Lusa

País Marcelo Rebelo de Sousa

De acordo com uma nota hoje publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa estará em Itália até quarta-feira, para "confirmar o dinamismo e vitalidade do relacionamento luso-italiano e abordar um conjunto de temas de interesse mútuo nos contextos europeu e internacional", acompanhado pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, e por deputados à Assembleia da República.

Esta deslocação acontece num quadro de relações bilaterais caracterizadas como de "nível de excelência" e "na sequência da visita de Estado efetuada pelo Presidente da República Italiana a Portugal em dezembro de 2017, bem como dos vários outros encontros que têm permitido fomentar o diálogo bilateral ao mais alto nível".

Segundo o programa hoje divulgado, a visita do Presidente da República começa com uma receção à comunidade portuguesa, na segunda-feira, e na terça-feira Marcelo Rebelo de Sousa é recebido oficialmente no Palácio do Quirinal por Sergio Mattarella, que nessa noite oferece um jantar de Estado em sua honra.

Na terça-feira, o chefe de Estado presta homenagem ao soldado desconhecido e visita os Museus Capitolinos e o programa inclui ainda uma reunião com a presidente do Senado, um almoço oferecido pelo presidente do Conselho de Ministro e uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados.

O dia de quarta-feira "é dedicado à cidade de Bolonha e à importância da educação e do ensino superior".

"Depois de uma audiência com o presidente da Região Emilia Romagna, o Presidente da República será distinguido com o 'Sigillum Magnum' da Universidade de Bolonha, numa cerimónia em que estará igualmente presente o Presidente Sergio Mattarella".

Após uma "cerimónia oficial de despedida, que simboliza o fim formal da Visita de Estado", Marcelo Rebelo de Sousa "terá ainda a oportunidade de visitar a Câmara Municipal de Bolonha e de manter um diálogo com estudantes universitários", lê-se na nota da Presidência da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório