Meteorologia

  • 12 NOVEMBRO 2019
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

Técnicas da Segurança Social julgadas por levarem mãe a perder filhas

Duas técnicas da Segurança Social foram acusadas de terem prestado declarações falsas contra uma mãe, para que lhe fossem retiradas as três filhas.

Técnicas da Segurança Social julgadas por levarem mãe a perder filhas

Ana Maximiano perdeu a guarda das três filhas, com idades entre os dois e os cinco anos, em dezembro de 2015. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Cascais que teve por base uma avaliação realizada por duas técnicas da Segurança Social. As três crianças foram entregues ao pai, que tinha sido condenado por violência doméstica. 

Passados quatro anos, por ordem do do tribunal da Relação, as duas técnicas da Segurança Social vão ser julgadas por falsidade de depoimento ou testemunho e denegação de justiça ou prevaricação

Na altura, as funcionárias entregaram no tribunal um ofício que dava conta de que Ana Maximiano tinha abandonado uma das filhas e que pretendia fugir com as outras duas. A mãe sempre rejeitou estas acusações.

"As arguidas (...) sabendo que os factos invocados eram falsos, visaram fazer crer ao tribunal que as crianças corriam perigo sério e obter essa retirada por mecanismos legais que sabiam desajustados", pode ler-se no auto do tribunal da Relação a que RTP teve acesso. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório