Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Atividade sísmica no Faial com ligeiro aumento desde domingo

A zona oeste do Faial está a registar desde domingo "um ligeiro incremento" da atividade sísmica, com todos os eventos "com epicentro no mar", disse à Lusa o presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Atividade sísmica no Faial com ligeiro aumento desde domingo
Notícias ao Minuto

12:28 - 06/11/19 por Lusa

País Açores

uma das muitas zonas sismogénicas do arquipélago e desde o dia 03 de novembro (domingo), sensivelmente desde as 16:00, que se registou um ligeiro incremento da atividade sísmica nesta zona sismogénica, localizada a oeste do Faial, com uma distância entre os 25 e os 35 quilómetros da ilha", explicou Rui Marques.

O responsável adiantou que desde o início do incremento da atividade sísmica já foram sentidos três sismos, o primeiro dos quais na terça-feira, às 06:22 locais (mais uma hora em Lisboa) com magnitude 4,4 na escala de Richter e sentido com intensidade IV/V (escala de Mercalli Modificada) em Capelo, Castelo Branco e Feteira, concelho de Horta (Faial).

"Este sismo foi também sentido em algumas freguesias do Pico e São Jorge e foi o mais energético até ao momento", acrescentou Rui Marques, referindo que "há ainda o registo de outro sismo sentido na terça-feira pelas 21:19 dos Açores, com magnitude 3,8 (Richter) e sentido no Faial com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada) na Praia do Norte, Capelo, Feteira e Castelo Branco".

De acordo com o responsável do CIVISA, o mais recente sismo foi sentido hoje às 00:25 dos Açores com magnitude 3,9 (Richter) e com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada) na Praia do Norte e Feteira.

"O evento foi ainda sentido com intensidade III nas freguesias de Matriz e Praia do Almoxarife", acrescentou.

Rui Marques esclareceu que estes incrementos "na zona oeste do Faial são cíclicos", salientando que os sismos que têm sido sentidos "têm todos epicentro no mar".

"Este é o terceiro incremento da atividade sísmica neste setor este ano", adiantou ainda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório