Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Bebé foi encontrado em caixote do lixo "sem qualquer roupa ou agasalho"

PSP deu conferência de imprensa sobre o caso. Bebé está no Hospital "estável e de razoável saúde".

Bebé foi encontrado em caixote do lixo "sem qualquer roupa ou agasalho"
Notícias ao Minuto

11:51 - 06/11/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Bebé

O bebé ontem encontrado no lixo em Lisboa estava "sem qualquer tipo de proteção, nem roupa, nem agasalho" e "simplesmente dentro do caixote do lixo da maneira que nasceu", referiu esta quarta-feira a Polícia de Segurança Pública (PSP) em conferência de imprensa.

De acordo com o Comissário André Serra, a chamada para a ocorrência foi efetuada por volta das 17h30. O recém-nascido estava na Avenida Infante D. Henrique, no Beato, em Lisboa. 

Um transeunte, que aparenta ser sem-abrigo, "ouviu um barulho no caixote do lixo e foi espreitar", explicou o Comissário. "Quando tirou o bebé do caixote estava outra pessoa a passar e foi auxiliar também", acrescentou.

O recém-nascido "aparentava não ter tido qualquer tipo de assistência médica e ainda [estava] com alguns vestígios hemáticos". Foi prestado socorro imediato e encaminhado para o Hospital D. Estefânia. Estará "estável e de razoável saúde"

Quanto à investigação, esta "está a decorrer" e, de momento, não há "ainda mais informações sobre os pais do bebé". O caso foi comunicado às autoridades competentes. 

Podem estar em causa vários crimes, sendo o principal "a exposição ao abandono do menor" ou infanticídio. "Não sabemos as circunstâncias do que aconteceu, não sabemos os motivos, por isso não podemos estar a especular", acrescentou o Comissário André Serra. 

Ministério Público abre inquérito

O Ministério Público (MP) anunciou a instauração de um inquérito para averiguar o caso do recém-nascido encontrado na terça-feira no interior de um caixote do lixo em Lisboa, que "está clinicamente estável", segundo o hospital.

"Confirma-se a instauração de inquérito relacionado com a matéria. O mesmo corre termos no DIAP [Departamento de Investigação e Ação Penal] de Lisboa", refere a Procuradoria-Geral da República, em resposta escrita enviada à agencia Lusa.

"Bem-vindo, puto!" INEM mostra foto de bebé

INEM divulgou, esta quarta-feira, uma imagem do bebé que foi ontem encontrado num caixote do lixo, em Lisboa. A fotografia, a primeira revelada do menino, foi colocada no Instagram. "Bem-vindo, puto!", é a legenda.

O recém-nascido foi encontrado, ao final da tarde desta terça-feira, por um sem-abrigo dentro de um caixote nas imediações da discoteca Lux Frágil. 

[Notícia atualizada às 18h01]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório