A Força Aérea realizou, na noite passada, o transporte médico urgente de um jovem, de 20 anos, dos Açores para o continente. Foi ainda realizado um transporte de órgãos em território nacional.
"Uma aeronave Falcon 50 fez escala no Porto, de onde descolou com uma equipa médica militar e civil diferenciada, em direção à ilha Terceira", explicita-se no comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso na manhã desta quarta-feira.
Depois de o jovem ter embarcado na aeronave, foi transportado em direção ao Porto onde foi depois encaminhado para o Hospital de São João.
A equipa médica que o acompanhou, acrescenta a Força Aérea, era constituída por um enfermeiro militar, do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea, e por enfermeiros e médicos especialistas na intervenção técnica terapêutica ECMO (oxigenação por circulação extra corporal) do Hospital de São João.
Em simultâneo, a Esquadra 502 – 'Elefantes' esteve "empenhada numa missão de transporte de órgãos em território nacional". Uma aeronave C-295M descolou "da Base Aérea N.º 6, no Montijo, pelas 22H20, onde regressou pelas 03H50", conclui.