Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Bombeiros de Borba atacados durante a noite no quartel

Os elementos da corporação estão assustados com o sucedido.

Bombeiros de Borba atacados durante a noite no quartel
Notícias ao Minuto

12:38 - 02/11/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Agressão

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Borba foi alvo de ataque durante a madrugada deste sábado.

Numa publicação feita no Facebook, a corporação do distrito de Évora faz a denúncia garantindo que os “elementos voluntários que se encontravam de serviço foram cobardemente agredidos por pessoas de etnia cigana”.

Segundo a mesma fonte, os agressores “partiram os vidros da porta principal e perseguiram por dentro do quartel os homens que tiveram de fugir e esconder-se”.

Na publicação em causa, a Associação Humanitária chama a atenção para o facto de situações deste género afastarem e colocarem em causa a continuidade do serviço em regime de voluntário.

Joaquim Branco adiantou à agência Lusa que os dois bombeiros sofreram ferimentos ligeiros, um por agressão a murro e o outro devido a vidros partidos da porta principal do quartel, tendo sido transportados para o Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Estremoz.

O comandante da corporação de Borba, no distrito de Évora, explicou que "perto das 00:30, um grupo de cerca de 20 pessoas deslocou-se ao corpo de bombeiros para fazer um pedido de socorro para uma vítima inconsciente, que estaria junto ao quartel de bombeiros, que depois se confirmou não corresponder à versão inicial".

"Questionados por um dos bombeiros de serviço se tinham acionado o 112, as pessoas responderam de forma indelicada e agressiva e um dos bombeiros foi agredido com dois murros", relatou o comandante.

Depois, adiantou, "os bombeiros de piquete, fecharam a porta de entrada do quartel, tendo os agressores partido o vidro e invadido as instalações, perseguindo os quatro bombeiros que estavam de piquete, que se refugiram em viaturas ou noutras dependências do quartel".

GNR de Borba, alertada pelos bombeiros, esteve no local a tomar conta da ocorrência, posteriormente com reforço de militares do corpo de intervenção, de acordo com o comandante dos bombeiros.

Fonte da GNR indicou à Lusa que não há detenções, nem foram identificados, ainda, suspeitos do grupo envolvido na ocorrência.

GNR está a investigar o caso.

A Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora, em comunicado enviado à Lusa, refere que "está solidária" com a corporação de Borba, que na madrugada de hoje, "viu as suas instalações danificadas e os seus bombeiros atacados e agredidos", por um grupo de pessoas.

No comunicado, indica que "exara ainda o seu veemente protesto", considerando que "esta criminalidade não pode ficar impune".

"Do que estiver ao alcance desta Federação tudo faremos para dissuadir este tipo de comportamentos junto das instâncias competentes na defesa dos interesses dos homens da paz e da sociedade civil", adianta o comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório