Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

A "doença social" que, em 2018, matou cerca de três mil portugueses

A 1 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Gripe, a doença “social” que, apesar de muito comum em todas as faixas etárias, pode matar. Mas há formas de preveni-la e a farmacêutica GSK dá uma ajuda... e a dançar.

A "doença social" que, em 2018, matou cerca de três mil portugueses
Notícias ao Minuto

09:00 - 01/11/19 por Notícias Ao Minuto

País Gripe

São muitos os ‘dias mundiais’, mas o que hoje se assinala tem especial importância. Só se tornou ‘oficial’ em 2018, embora a história que o suporta date de 1918, quando a ‘gripe espanhola’, acredita-se, matou “entre 50 a 100 milhões de pessoas - cerca de 5% da população mundial”.

No entretanto, a ciência e a medicina evoluíram e, atualmente, a prevenção e vacinação estão presentes no nosso dia-a-dia. Ainda assim, estamos a falar de uma “doença social” com impacto mundial na vida das populações e até na economia das sociedades.

Há grupos etários mais vulneráveis ao vírus – como crianças, grávidas e idosos, os conhecidos grupos de risco – mas trata-se de uma doença que afeta todas as faixas etárias e, nos casos mais graves, pode mesmo gerar sérias complicações que podem, em casos extremos, levar à morte.

Em Portugal, no inverno passado, a percentagem mais elevada de casos de gripe foi verificada nos indivíduos com idade entre os 15 e 44, sendo que mais de três mil pessoas terão morrido devido à gripe, de acordo com dados do Instituto Ricardo Jorge.

Empenhada na prevenção da gripe, a farmacêutica GSK quer abordar esta questão “de forma pedagógica, antes que o surto da gripe comece”, e assim explicar como o vírus se propaga, como resiste na mesa onde comemos todos os dias ou numa simples maçaneta de uma porta, e como, por tudo isto, é importante termos um comportamento preventivo “e sermos #Griporesponsáveis”.

E qual a melhor forma de fazê-lo? "Através de uma música com coreografia, que alerta para três passos simples: 1. Protege quando Tosses; 2. Lava bem as mãos; 3. Age em caso de sintomas”.

Saliente-se que, para além da vacinação contra a gripe, a Direção-Geral de Saúde (DGS) recomenda a higiene das mãos, a etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para um lenço descartável ou para o antebraço) e, no caso de estar infetado, aconselha o distanciamento social.

Dicas para se proteger

• Proteja-se contra o frio, agasalhe-se;

• Evite espaços fechados com multidões - são um ambiente de fácil propagação do vírus;

• Hidrate-se e opte por uma alimentação saudável;

• Afaste-se de pessoas que mostrem sinais de espirros e tosse continua ou opte por se proteger com uma máscara;

• Lave as mãos várias vezes ao dia e evite o contacto com o nariz ou a boca. O vírus da gripe sobrevive várias horas numa superfície e o contágio pode acontecer através das mãos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório