Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Câmara reabilita centro histórico de Alvalade por mais 700 mil euros

A Câmara de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, adjudicou a obra de requalificação do centro histórico da vila de Alvalade, num investimento de 793 mil euros, divulgou hoje o município.

Câmara reabilita centro histórico de Alvalade por mais 700 mil euros
Notícias ao Minuto

10:20 - 31/10/19 por Lusa

País Santiago do Cacém

De acordo com um comunicado da autarquia, a operação, integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, conta com o apoio de fundos comunitários e pretende "requalificar toda a zona antiga da vila de Alvalade, com uma história e património muito relevantes".

A par da "emblemática Praça D. Manuel I", serão intervencionadas cinco ruas e largos da vila, localizada no interior do concelho de Santiago do Cacém, no litoral alentejano.

"Além das questões estéticas e de mobilidade, vamos remodelar toda a rede de águas, porque algumas das ruas não têm pluviais", explicou o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, citado no comunicado.

A operação visa "humanizar os espaços, dando prioridade à circulação de peões" e contempla "a colocação de mobiliário urbano, criação de zonas de esplanada na Praça D. Manuel I, a reestruturação do estacionamento e circulação automóvel e a plantação de árvores", bem como "a execução de águas pluviais, pavimentação e a colocação de sinalização rodoviária", enumerou.

A empreitada, adiantou o autarca, só vai avançar em janeiro de 2020 de forma a "não comprometer o comércio" durante a época de Natal.

"A obra poderia ter início em dezembro, porque nessa altura já todos os procedimentos legais estão tratados, mas como vamos intervir numa zona que tem comércio e sabemos que o período de Natal é importante para os negócios, tomámos esta decisão", explicou.

Durante o mês de dezembro, a empresa responsável pela obra procederá "à montagem do estaleiro, compra de material e preparação da obra", que arranca no início do próximo ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório