Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Subida do nível das águas vai afetar população e Portugal não escapa

Um estudo científico divulgado recentemente indica que Portugal será também atingido pela subida do nível das águas do mar.

Subida do nível das águas vai afetar população e Portugal não escapa
Notícias ao Minuto

18:15 - 30/10/19 por Notícias ao Minuto

País Água

O aumento do nível das águas do mar é uma realidade que não é novidade. Novidade é, sim, que este aumento será pior do que o estimado e será inclusive mais caro do que o que se pensava. Esta é a conclusão de um estudo publicado esta terça-feira na revista científica Nature Communications.

Em causa está, como analisou o Washington Post, a estimativa do número de pessoas que vivem em terrenos baixos e Portugal não escapa a este cenário. Em Portugal, estuário do Tejo e do Sado, Ria Formosa, Aveiro e Figueira da Foz são as zonas mais afetadas.

De forma genérica, concluiu o estudo que 110 milhões de pessoas serão afetadas pelo aumento do nível das águas do mar. E se as alterações climáticas e o aumento do nível da água se mantiverem no caminho que tem sido delineado até agora, esse número poderá aumentar para 150 milhões em 2050 e 190 milhões até 2100.

Já se as alterações climáticas piorarem, este cenário poderá ascender aos 340 milhões de pessoas atingidas. Estes números são três vezes ou mais superiores às estimativas anteriores.

A Ásia parece ser o continente mais afetado, destacando-se sobretudo seis países, nomeadamente China, Bangladesh, Índia, Vietname, Indonésia e Tailândia.

Consulte aqui o mapa detalhado das zonas afetadas pela subida do nível das águas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório