Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

"Já afetámos ao apoio à nossa comunidade na Venezuela mais de 16 milhões"

O ministro dos Negócios Estrangeiros salientou que a "prioridade" deve ser o favorecimento de "uma solução política interna" na Venezuela.

"Já afetámos ao apoio à nossa comunidade na Venezuela mais de 16 milhões"
Notícias ao Minuto

12:00 - 29/10/19 por Mafalda Tello Silva

País Crise Venezuela

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, informou que Portugal já afetou mais de 16 milhões de euros a apoios para a comunidade portuguesa na Venezuela. O governante, que falava aos jornalistas à margem da Conferência Internacional de Solidariedade sobre a Venezuela, que decorre esta terça-feira, em Bruxelas, sublinhou que, no plano político, a "prioridade" neste momento deve ser a promoção "de uma solução política interna" na Venezuela.  

Santos Silva recordou que, segundo os números mais recentes, cerca de quatro milhões de pessoas já saíram da Venezuela, sobretudo, para países vizinhos, como a Colômbia, Brasil, Peru, Chile ou Argentina, e que, "infelizmente", as Nações Unidas prevêem que esse número aumente para cinco ou seis milhões "no decurso do próximo ano". 

No plano político, o ministro salientou que é preciso continuar "a tentar encontrar uma solução que garanta "uma transição politica pacífica na Venezuela" e que leve ao "levantamento das sanções que estão, neste momento, a ter já efeitos evidentes e negativos na Economia e nas condições de vida da população venezuelana".

Apontando que existem "dezenas de milhares de cidadãos de origem portuguesa na Venezuela", o ministro reforçou ainda que a "prioridade" neste momento é "de favorecer uma solução política interna" na Venezuela.  

Leia Também: Brasil condena assassínio de opositor ao Governo Maduro na Venezuela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório