Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Extensão do prazo do Brexit “é muito positiva” para Portugal

Ministro dos Negócios Estrangeiros reagiu ao novo adiamento da data de saída do Reino Unido da União Europeia.

Extensão do prazo do Brexit “é muito positiva” para Portugal

Augusto Santos Silva, que esta segunda-feira participou na Conferência de Doadores para a Venezuela, em Bruxelas, disse aos jornalistas que a resposta positiva dos Estados-membros da União Europeia (UE) ao pedido do Reino Unido para um novo adiamento do Brexit é favorável a todos, inclusive para Portugal.

O acordo hoje conseguido na reunião dos embaixadores é muito positivo. Significa responder mais uma vez, pela positiva, a um pedido britânico […]. O que, do ponto de vista de Portugal, é muito positivo porque evita mais uma vez o pior cenário, que é o cenário de uma saída sem acordo”, explicou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros sublinhou ainda que este adiamento “dá tempo para que os procedimentos democráticos, quer no Reino Unido, quer na UE, sejam escrupulosamente cumpridos” e também para que todos os países fiquem “em melhores condições para preparar com o devido tempo o período de transição, porque uma das vantagens principais de haver uma saída com acordo é que haverá uma transição até ao fim de 2020, o que permitirá às pessoas e às empresas prepararem-se para o cenário futuro de o Reino Unido que já não é membro da UE”.

Além disso, frisou Augusto Santos Silva, “este processo leva a que haja melhores condições para discutir aquilo que será o essencial, que é a relação futura entre a UE e o Reino Unido”.

Já sobre a Conferência de Doadores para a Venezuela, o governante português relembrou que “não se espera uma lógica de compromissos dos estados participantes em financiamento das operações que a UE apoia”, porque a própria UE já destinou vários milhões para apoio humanitário. O objetivo é que as três organizações que estão mais envolvidas neste apoio - a UE, o Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas e a Organização Internacional das Migrações -, “façam o ponto da situação e também contribuam para que toda a comunidade europeia e internacional tenha plena consciência da gravidade da crise migratória que se vive hoje na América Latina”.

Recorde-se que os 27 Estados-membros da União Europeia aceitaram, esta segunda-feira, um novo adiamento do Brexit até 31 de janeiro de 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório