Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Nova direção do DocLisboa constituída por programadores do festival

Os programadores Joana Gusmão, Joana Sousa e Miguel Ribeiro, membros da equipa do DocLisboa, constituem a nova direção do Festival Internacional de Cinema documental, sucedendo a Cíntia Gil e David Oberto, anunciou esta noite a organização.

Nova direção do DocLisboa constituída por programadores do festival
Notícias ao Minuto

06:29 - 27/10/19 por Lusa

Cultura Cinema

A 17.ª edição do festival DocLisboa, que encerra hoje, foi a última sob a direção de Cíntia Gil e de David Oberto. Gil assumirá em novembro a direção do festival Sheffield Doc/Fest, no Reino Unido, e Oberto vai dedicar-se em exclusivo à produção do Festival de Cinema de Turim, em Itália.

No sábado à noite, após o anúncio dos vencedores do festival, foram igualmente conhecidos os elementos da nova direção: Joana Gusmão, Joana Sousa e Miguel Ribeiro, três nomes que vêm dos quadros do DocLisboa, com formação de base em áreas de Cinema, Comunicação, Línguas e Literatura.

Joana Gusmão, produtora, faz parte da equipa do DocLisboa desde 2014. É directora executiva e programadora da secção Verdes Anos desde 2016.

Joana de Sousa, realizadora e curadora, é coordenadora de programação e programadora do DocLisboa, ao qual está associada desde 2015.

Miguel Ribeiro é, desde 2012, programador e coordenador de programação do festival, e membro da direção da Apordoc - Associação pelo Documentário, organizadora do festival, entre outras iniciativas ligadas ao cinema documental.

Em vésperas de abertura do DocLisboa, a diretora Cíntia Gil disse à Lusa que a nova direção ficará com "um festival muito aberto a ideias e à experimentação".

"Eu diria que constrangimentos há poucos do ponto de vista artístico. Fica um festival muito definido naquilo que é o seu lugar político. É um festival que defende o cinema livre, que defende os realizadores e os produtores, que acredita que não há filmes que não possam ser mostrados às pessoas, contra qualquer tipo de censura", disse então Cíntia Gil, que dirigiu oito edições do DocLisboa.

A 17.ª edição do DocLisboa teve início no passado dia 17 e encerra hoje com a exibição de filmes como 'Cão', da brasileira Camila Freitas, numa perspetiva atual do Movimento dos Sem Terra, 'Sophia', documentário recém-terminado de Manuel Mozos, para o centenário da autora de 'A Menina do Mar', e 'Suzanne Daveau', perspetiva sobre a investigadora e 'mulher aventureira', que atravessa o século XX português, dirigida por Luísa Homem.

Serão também exibidos os últimos filmes da retrospetiva dedicada à realizadora libanesa Jocelyne Saab, que, com a sua obra, estabeleceu um "mapa cinematográfico que se torna geográfico, orientado para o Mediterrâneo, mas também para Leste, para o Médio Oriente, até chegar ao Extremo Oriente, não deixando esquecer a localização asiática daquele Líbano cosmopolita e aberto que a guerra civil tentou fechar, num multiplicar de muros".

As sessões do DocLisboa têm lugar na Culturgest, no Cinema São Jorge e no Cinema Ideal, em Lisboa.

Os filmes 'Santikhiri', do tailandês Thunska Pansittivorakul, e 'Viveiro', do português Pedro Filipe Marques, venceram os principais prémios desta edição do festival.

'Santikhiri/Sonata' venceu o Grande Prémio da Competição Internacional e 'Viveiro' conquistou o Prémio DocLisboa para Melhor Filme da Competição portuguesa.

O Prémio do Público foi para o documentário 'Zé Pedro Rock'n'Roll', sobre o guitarrista dos Xutos & Pontapés, dirigido por Diogo Varela Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório