Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Região do Algarve tem cinco mil alunos sem todos os professores

As escolas do Algarve sentem cada vez maior dificuldade em preencher horários de professores e há pelo menos 5.000 alunos da região sem alguma ou mais disciplinas, estimou hoje à Lusa fonte sindical.

Região do Algarve tem cinco mil alunos sem todos os professores
Notícias ao Minuto

12:28 - 25/10/19 por Lusa

País Escolas

Ana Simões, coordenadora distrital de Faro do Sindicato dos Professores da Zona Sul, disse à Lusa que, no Algarve, "devem estar em falta muitos professores, que correspondem a entre 200 a 250 turmas, o que significa que há 5.000 a 6.000 alunos" sem algum professor, desde o pré-escolar até ao ensino secundário.

"Temos falta de professores de Geografia, Educação Física, Francês, Educação Tecnológica, Informática, Inglês, Físico-Química, portanto, são muitas disciplinas e estamos a falar em alguns destes horários completos e anuais", precisou a dirigente sindical.

Ana Simões reportou a existência de casos em que "foram feitas três colocações" para um horário, mas nenhum professor cobriu a vaga, ou em que houve horários que "nem sequer foram ocupados desde o início do ano letivo", há pouco mais de um mês.

A mesma fonte revelou que está em curso até "final da próxima semana" um levantamento rigoroso sobre o número de professores em falta na região, apontando duas causas para o problema: um relacionado com a perda com as condições laborais e atratividade da profissão, e outro com o custo de vida e a dificuldade em pagar casa quando se vai de outra zona do país para o Algarve.

"A desvalorização que tem sido feita junto da opinião pública, as condições de trabalho que os professores têm, com horários sobrecarregados, o aumento da idade de aposentação, o desgaste que têm, a questões da carreira, também, tudo tem levado a que a profissão de docente não seja atrativa para os jovens", argumentou.

A mesma fonte considerou ainda que o "elevado custo de vida na região" faz com que "muitos professores, concorrendo desde o norte para horários no Algarve, por vezes incompletos", tenham salários que "não dão para pagar casa, comer e deslocar-se para o trabalho", acabando por desistir das vagas.

Ana Simões reconheceu que este é um problema que "não afeta só os professores, mas todos os cidadãos", e que "mesmo quem mora no Algarve tem dificuldade em alugar casas, porque há pouca oferta e a que há tem custos difíceis de suportar", defendendo a rápida revisão das "medidas de fundo de política educativa".

Um dos concelhos mais afetados no distrito de Faro é o de Alcoutim, no interior nordeste da região, dificuldade que tem sido testemunhada pelo presidente da Câmara, Osvaldo Gonçalves, que deu o exemplo de uma filha e dos colegas de turma, que "não tiveram inglês no 9.º ano", sentindo "dificuldades quando foram fazer o secundário" e vindo depois a precisar dessa disciplina para entrar na universidade.

"Estes problemas, mais tarde ou mais cedo, teriam que se agudizar, e aos problemas da classe [profissional] juntam-se os problemas do território, estamos aqui a criar um 'cocktail' de dificuldades que, no limite, irá prejudicar o ensino e terá um impacto muito grande nos territórios do interior", afirmou.

O autarca considerou que, caso não haja "uma mudança e uma alteração em relação a algumas políticas e a sistemas de incentivos", como a criação de casas para alojar professores no concelho, as dificuldades aumentarão e "qualquer dia, não há é professores".

"Em Alcoutim há alunos sem Inglês, Físico-Química, e apesar de todo o trabalho e energia de quem está na escola, eles não conseguem fazer professores", lamentou, apelando à adoção de incentivos para a fixação de docentes no interior.

A Lusa tentou obter, sem sucesso, uma posição da tutela, quer junto da Direção Geral de Estabelecimentos de Ensino quer do próprio ministério da Educação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório