Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Trabalhadores das misericórdias em greve por aumentos salariais

Os trabalhadores das misericórdias portuguesas cumprem hoje um dia de greve, em luta por melhores condições de trabalho e aumentos salariais, tendo prevista uma concentração em Lisboa.

Trabalhadores das misericórdias em greve por aumentos salariais
Notícias ao Minuto

06:44 - 25/10/19 por Lusa

País Greve

O pré-aviso de greve foi anunciado pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Social e o protesto, que inclui trabalhadores da União das Misericórdias e das misericórdias, tem por objetivo a valorização dos trabalhadores, dignificação profissional e aumento dos salários de 2018 e 2019.

O sindicato afirma que "desde 2016 que os trabalhadores da União das Misericórdias Portuguesas e das Misericórdias não têm qualquer valorização remuneratória, tão pouco qualquer aumento salarial nas Tabelas Remuneratórias Mínimas".

Contudo, acrescenta, "o Governo pôs à disposição do Setor Social e Solidário, onde se incluem as misericórdias, 1,5 mil milhões de euros por ano, o que representou uma atualização anual dos valores das respetivas comparticipações, em 2016, de 1,3%, em 2017, de 2,1% e, em 2018, de 2,2%, sem que, nestes anos, houvesse qualquer aumento salarial para os trabalhadores".

O sindicato afirma que, "não obstante o aumento da Remuneração Mínima Mensal Garantida ao longo destes anos, que ultrapassou em cerca de um terço os níveis/escalões das Tabelas Gerais, abrangendo já mais de metade dos trabalhadores e independentemente da carga horária semanal, a inflação dos anos de 2016, 2017 e 2018, em que os trabalhadores não tiveram qualquer aumento salarial, veio acentuar a perda do poder de compra em mais 0,6%, mais 1,4% e mais 1%, referentes à inflação daqueles anos, respetivamente".

Nesse sentido, afirmam que o Governo tem de "obrigar o Setor Social a promover uma política de melhores salários e trabalho com direitos para os seus trabalhadores".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório