Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Sabe quando deve ligar os médios? GNR explica-lhe

Não se esqueça que as luzes diurnas não substituem, em caso algum, os médios.

Sabe quando deve ligar os médios? GNR explica-lhe
Notícias ao Minuto

20:44 - 24/10/19 por Notícias Ao Minuto

País Estrada

Apesar de provavelmente ter passado com distinção no exame de Código da Estrada, a prática da condução, por vezes, pode levar a algumas distrações ou esquecimentos. Para lhe avivar a memória está cá a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Os médios devem ser sempre ligados quando as condições de visibilidade o justificarem, não só durante a noite, mas também ao anoitecer ou amanhecer, e, ainda, durante o dia sempre as condições meteorológicas ou ambientais o exijam, recorda esta autoridade em mais uma partilha no Facebook.

A GNR reforça também que as luzes diurnas, bem como as de presença, cumprem apenas o propósito de ajudar os outros condutores a notarem a presença de outro carro durante o dia, mas não substituem a utilização das luzes de cruzamento, conhecidas como médios.

Aliás, as luzes diurnas são ligadas automaticamente com a ignição do motor, não necessitando ser ativadas pelo condutor como é o caso dos faróis mínimos e médios. Se comprou o seu carro de 2011 a esta parte, o seu veículo está obrigatoriamente equipado com estas luzes diurnas, um sistema mais eficaz que os mínimos para indicar presença mas que não substitui, em caso algum, os médios.

O desrespeito por esta regra, prevista no Art.º 61 do Código da Estrada, avisa a GNR, constitui uma contraordenação grave que, para além do valor da coima (30€ a 150€), implica uma sanção acessória de inibição de condução, de um mês a um ano, bem como a perda de dois pontos ao condutor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório