Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Comandante leva militares e canhão para o golfe e acaba demitido

O Major-General Carlos Alberto Perestrelo já foi substituído pelo Contra-Almirante João Dores Aresta, que assume agora o Comando Operacional da Madeira.

Comandante leva militares e canhão para o golfe e acaba demitido
Notícias ao Minuto

16:31 - 24/10/19 por Natacha Nunes Costa com Lusa

País Exército

O Major-General Carlos Alberto Perestrelo foi afastado esta quinta-feira do Comando Operacional da Madeira, depois de ter levado para um torneio de golfe militares e um canhão e ter permitido que os civis disparassem salvas.

A notícia foi avançada pelo DN Madeira, na quarta-feira, na sequência da publicação de um vídeo, gravado há vários meses, onde se via o major num campo de golfe onde os militares fardados mostravam a várias pessoas como funciona uma peça de artilharia.

De acordo com este jornal regional, o major-general Carlos Perestrelo, esteve presente e não considerou "ilegal" que, em "pelo menos duas ocasiões, "civis fossem convidados para dispararem uma salva (OBUS 8,8), nos torneios de golfe promovidos no Santo da Serra", concelho de Santa Cruz.

Já hoje o caso foi confirmado pelo porta-voz do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), Pedro Serafim, o qual assegurou que as hierarquias militares "desconheciam completamente".

"A prática do uso de peças de artilharia e de militares uniformizados em cerimonial para realizar salvas em torneios de golfe, não era do conhecimento do Estado-Maior-General das Forças Armadas", declara.

O agora antigo comandante operacional e ainda comandante da Zona Militar da Madeira (Exército) está a ser alvo de um inquérito urgente sobre o uso de uma peça de artilharia e de militares fardos num campo de golfe.

Carlos Perestrelo é assim substituído por Dores Aresta que já tomou posse e chega hoje à Região Autónoma da Madeira.

O Contra-Almirante Dores Aresta estava atualmente no Comando Conjunto para as Operações Militares, em Oeiras.

Governo Regional homenageia major demitido

Entretanto, o Governo Regional da Madeira já manifestou, através o seu "mais profundo reconhecimento ao trabalho por este desenvolvido durante o período" em que Carlos Perestrelo ocupou o lugar, desde 23 de maio de 2017.

No documento, o executivo madeirense destaca o "pioneirismo de algumas iniciativas, como o Programa "Alista-te por um dia", que sendo inovador a nível nacional e tendo um papel decisivo na aproximação das instituições militares à comunidade escolar, mereceu inclusive louvor público e está referenciado como projeto a replicar em todo o país".

Também realçou o "elevado empenho e dedicação com que sempre colocou o seu conhecimento e os recursos sob seu comando ao serviço das mais diversas iniciativas de cooperação com as entidades regionais, quer ao nível ambiental e da salvaguarda da floresta, quer nas diferentes formas de parceria e cooperação que foram conseguidas ao longo desse tempo".

O governo insular liderado por Miguel Albuquerque ainda louvou o "dinamismo e a fórmula de sucesso com que conseguiu desenvolver eventos de nível nacional na Região Autónoma da Madeira, contribuindo também desse modo para a divulgação de uma imagem positiva e de grande prestígio da Instituição Militar junto da população".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório