Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

MP acusa oito pessoas das quais três por terem fugido do TIC do Porto

O Ministério Público (MP) acusou oito pessoas pelos crimes de roubo qualificado, recetação, burla informática, evasão e tirada de presos, das quais três por terem fugido do Tribunal de Instrução Criminal do Porto em 2018.

MP acusa oito pessoas das quais três por terem fugido do TIC do Porto
Notícias ao Minuto

15:25 - 24/10/19 por Lusa

País Justiça

Segundo nota hoje divulgada na página oficial da Procuradoria-Geral Distrital (PGD) do Porto, dois dos oito arguidos estão acusados de 30 crimes de roubo, um dos quais na forma tentada, 26 de furto qualificado, seis na forma tentada, três de burla informática, um de evasão e um de detenção de arma proibida.

A outros dois, o Ministério Público (MP) imputa a prática de três crimes de roubo e outros três de furto e um de burla informática.

Já quanto aos restantes, o MP acusa um deles de nove crimes de recetação, outro de um de evasão e a outros dois um de retirada de presos a que acresce, a um deles, um de recetação.

De acordo com o despacho de acusação, os dois principais arguidos, entre março e outubro de 2018, essencialmente durante a noite, escolhiam casas unifamiliares cujos donos tivessem idade avançada e, através de arrombamento de portas ou janelas, levavam bens em ouro e prata, relógios e dinheiro.

Cobrindo os rostos com as mãos, para dificultar a sua identificação, os suspeitos exerciam violência física ou psíquica sobre as vítimas em mais de metade dessas situações, referiu.

A PGD esclarece que os crimes de evasão e tirada de presos está relacionada com a fuga de três dos oitos arguidos do TIC do Porto, em outubro de 2018, enquanto aguardavam o transporte para a cadeia, depois de lhe ter sido aplicada prisão preventiva.

"Nessa ocasião, beneficiaram da conduta de uma das arguidas que lhes proporcionou a chave, depois de a ter retirado sub-repticiamente do local onde se encontrava, e mais tarde da conduta da última arguida que, para garantir o sucesso da fuga, lhes providenciou por um local onde se puderam esconder", adianta a procuradoria.

Estes três homens - dois irmãos e um sobrinho - acabaram detidos no dia seguinte à fuga.

Na nota, a procuradoria refere que o MP pediu a perda a favor do Estado de um carro, arma de fogo e mais de 120 mil euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório