Bastonário dos Médicos pede desculpa pelo caso do bebé sem rosto

Miguel Guimarães revelou que há pelo menos 1.400 processos por resolver na região Sul.

"Caos nas urgências continuará. Plano de contingência não serve de nada"

© Miguel Guimarães

Natacha Nunes Costa
24/10/2019 11:12 ‧ 24/10/2019 por Natacha Nunes Costa

País

Bebé sem rosto

O bastonário dos Médicos pediu desculpa “aos portugueses”, na noite desta quarta-feira, pelo caso do bebé sem rosto.

Sinto obrigação, obviamente, de pedir desculpas aos portugueses por estar a acontecer uma situação destas a nível do Conselho Disciplinar da Região Sul”, disse em declarações à SIC Notícias.

Miguel Guimarães assume assim que apesar de “a responsabilidade pelo caso ainda não estar resolvido disciplinarmente é inteiramente da Ordem dos Médicos”, mas sublinha que “é importante saber quem é que fiscalizou a clínica e com que regularidade, perceber que contrato é que a Administração Regional da Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo fez esta clínica para dar apoio aos exames complementares de diagnóstico, nomeadamente, às ecografias obstétricas que esta grávida fez e se há ou não auditoria e fiscalização destas medidas”.

Com o objetivo de dar respostas a estas questões, o bastonário dos Médicos já pediu “uma reunião com carácter de urgência” à Entidade Reguladora da Saúde e à ARS, que são, segundo Miguel Guimarães, as instituições responsáveis por auditar e fiscalizar este tipo de situações.

Na mesma entrevista, Miguel Guimarães revelou ainda que existem mais queixas na região Sul, do que no Norte e Centro do país.

Estamos a falar de mais de 1.400 processos ainda por resolver, sendo que a maior parte dos processos, provavelmente, são processos simples do doente que se queixa porque o médico se atrasou duas horas à consulta ou três, ou porque o médico não terá sido bem educado. Portanto, há situações muito díspares”, explicou, adiantando que já tomou algumas medidas para “reforçar a capacidade de resposta da Ordem dos Médicos”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas