Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

"A ARS Norte não tem vacinas", denunciam os médicos

Denúncia é feita em plena época de vacinação contra a gripe.

"A ARS Norte não tem vacinas", denunciam os médicos
Notícias ao Minuto

21:07 - 23/10/19 por Notícias Ao Minuto

País Gripe

No mesmo dia em que a Associação Nacional de Farmácias (ANF) faz saber que foi pedido um número recorde de vacinas contra a gripe para serem administradas por estes profissionais, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denuncia a falta de vacinas na zona norte do país.

Numa nota publicada no site, o SIM garante que aARS Norte não tem vacinas para distribuir às Unidades de Saúde Familiar e restantes unidades de Cuidados de Saúde Primários que estão, assim, impedidas de vacinar os utentes que as procuram”.

Esta situação, que é “alheia às unidades de saúde e aos seus profissionais”, leva os clientes a “reclamar”, de forma “legítima”, junto destes profissionais, pois veem a sua expetativa de serem vacinados ser “defraudada”.

Em jeito de remato, o SIM diz ainda que “tem sido lamentável a forma como toda a situação tem sido gerida pelos vários responsáveis da ARS Norte, quer pela ausência de respostas, quer pelo incumprimentos dos prazos quando essas respostas existem”.

Recorde-se que a época de vacinação contra a gripe arrancou, dia 14, em Portugal com dois milhões de vacinas disponíveis, 1,4 milhões para serem dadas gratuitamente a grupos de risco no SNS e cerca de 600 mil para venda em farmácias.

Este ano, pela primeira vez, as vacinas são tetravalentes, protegendo contra quatro tipos de vírus, quando até aqui protegiam para um máximo de três.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório