Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Fundo Florestal Permanente apoia Penacova na defesa da floresta

A Câmara Municipal de Penacova vai aplicar 236 mil euros na realização de trabalhos de serviço público de gestão florestal e defesa da floresta, entre 2019 e 2021, com financiamento do Fundo Florestal Permanente (FFP).

Fundo Florestal Permanente apoia Penacova na defesa da floresta
Notícias ao Minuto

17:40 - 23/10/19 por Lusa

País Floresta

Este apoio do FFP destina-se a ações a realizar durante três anos por duas equipas de sapadores florestais do concelho, informou hoje em comunicado a Câmara de Penacova, no distrito de Coimbra.

A candidatura da autarquia, presidida por Humberto Oliveira, do PS, ao Fundo Florestal Permanente, foi aprovada ao abrigo do eixo de intervenção "Defesa da floresta contra incêndios e agentes bióticos".

"O trabalho de prevenção planeado de forma estratégica com todos os agentes traduz-se em objetivos concretos e concretizáveis. Mas é bom que os munícipes entendam que este não é um trabalho apenas de vigilância e patrulhamento, é igualmente um trabalho de primeira intervenção em colaboração com os bombeiros", defende o autarca do PS, citado na nota.

Ao longo do ano, é também "um trabalho de silvicultura preventiva (...), limpeza de terrenos, controlo de espécies invasoras e abate de árvores que possam colocar em perigo infraestruturas fundamentais, como a rede elétrica ou de telecomunicações", acrescenta.

No último verão, os trabalhos de vigilância e patrulhamento florestal no concelho resultou "num número de ocorrências muito abaixo da média nacional", as quais "não colocaram em perigo as pessoas, para nós, sem qualquer dúvida, o mais importante", segundo Humberto Oliveira.

Um ano depois da tempestade Leslie, o autarca destaca igualmente "a forma empenhada como os sapadores florestais de Penacova trabalharam, em parceria com os seus congéneres da Mealhada e Mortágua, para a recuperação da Mata Nacional do Buçaco".

"Sem este esforço intermunicipal, não teria sido possível, de forma tão célere, recuperar para fruição do público aquele património natural único na região", enaltece Humberto Oliveira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório