Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Projeto ajuda mais de 11 mil alunos em risco a ter sucesso académico

Mais de 11 mil alunos de quase 300 escolas do país vão ser este ano apoiados pela Associação EPIS -- Empresários pela Inclusão Social que inicia agora um projeto-piloto para crianças dos 3 aos 5 anos.

Projeto ajuda mais de 11 mil alunos em risco a ter sucesso académico
Notícias ao Minuto

14:36 - 23/10/19 por Lusa

País Alunos

A EPIS, que desde 2006 trabalha com as crianças em risco para combater o insucesso e abandono escolar, chega aos mais novos: O projeto-piloto destina-se a 320 crianças do pré-escolar de Oeiras, Pampilhosa da Serra, Peniche e Pombal.

Mais de 11 mil alunos desde os 3 aos 18 anos, de 294 escolas do continente e dos Açores, terão apoio suplementar através dos programas da EPIS.

No ano passado, por exemplo, mais de nove mil alunos participaram nos programas de promoção do sucesso escolar da associação. Resultado: No 1.º ciclo, a taxa de aprovação foi de 99,1%; nos 2.º e 3.º ciclos, o sucesso dos alunos acompanhados atingiu os 88,8%, "sendo o registo mais elevado de sempre", refere a associação em comunicado enviado para a Lusa.

"Este será mais um ano letivo desafiante. Vamos continuar a promover o sucesso educativo em Portugal, iniciando agora um novo programa, através do acompanhamento do pré-escolar, e prosseguindo em todos os ciclos da escolaridade obrigatória", sublinhou o diretor-geral da EPIS, Diogo Simões Pereira.

Vários estudos apontam para o facto de mais tempo no pré-escolar diminuir a probabilidade de os alunos chumbarem até aos 15 anos de idade e por isso a associação lançou um programa para os mais novos.

O projeto-piloto é implementado por mediadores que vão trabalhar em conjunto com os educadores de infância e as famílias de 320 crianças de em 23 salas do pré-escolar, tendo sempre o foco na prevenção.

"Desenvolvemos uma nova metodologia para o pré-escolar que permite um apoio bastante precoce, em função da idade da criança e das necessidades identificadas", explicou o diretor-geral da EPI, Diogo Simões Pereira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório