Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Inquilinos lisbonenses consideram "positiva" manutenção de Ana Pinho

O presidente da Associação de Inquilinos Lisbonenses, Romão Lavadinho, considerou hoje que a manutenção de Ana Pinho na Secretaria de Estado da Habitação "é positiva", salientando que a governante "até fez um bom trabalho".

Inquilinos lisbonenses consideram "positiva" manutenção de Ana Pinho
Notícias ao Minuto

11:36 - 22/10/19 por Lusa

País Governo

"Pode ser possível e útil a continuidade de Ana Pinho, que apesar de tudo fez algum trabalho positivo. [...] A experiência que temos com ela é que é possível fazer alguma coisa. Assim ela tenha forças junto do Governo para avançar com mais medidas que possam resolver os problemas", disse à Lusa Romão Lavadinho.

O presidente da Associação de Inquilinos Lisbonenses lembrou que Ana Pinho "até tem considerado" as suas opiniões, mas "depois na prática não decide sozinha".

"O que vamos propor assim que tomarem posse é pedir uma audiência para propor novamente a revogação da lei que existe e a criação de uma nova lei do arrendamento que resolva os problemas principais que os inquilinos têm neste momento, como sejam a questão do valor das rendas e não haver casas para arrendar", disse.

Romão Lavadinho defende uma nova Lei de Bases da Habitação em que o Estado e as autarquias coloquem mais fogos no mercado de arrendamento para que possa haver um combate à especulação imobiliária.

Ana Pinho é secretária de Estado da Habitação desde 14 de julho de 2017.

Desenvolveu atividade de investigação no Laboratório Nacional de Engenharia Civil entre 2001 e 2012, nas áreas da reabilitação urbana, políticas territoriais e conservação do património.

Foi também comissária da Carta Estratégica de Lisboa para as áreas da demografia e habitação e coordenadora, entre 2012 e 2014, da iniciativa de voluntariado "Terra Amada", centrada na reabilitação e melhoria da qualidade de vida das populações em aldeias do interior de Portugal.

Ana Pinho desempenhou também funções de consultadoria para a Câmara Municipal de Lisboa, entre 2012 e 2015, tendo sido membro da Equipa de Missão "Lisboa/Europa 2020".

Entre 2015 e 2016 foi consultora da Câmara Municipal de Viseu para as áreas da reabilitação urbana e, em 2017, foi vogal do Conselho de Administração da Fundiestamo -- Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário S.A..

O primeiro-ministro apresentou na segunda-feira ao chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, uma equipa de Governo com 22 novos secretários de Estado, de acordo com uma nota publicada no portal da Presidência da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório