Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Militares da GNR resgataram 85 migrantes na Grécia

Os militares da GNR destacados nas ilhas de Samos e Chios, na Grécia resgataram 85 migrantes que foram detetados em duas embarcações de borracha durante uma ação de patrulhamento, revelou aquela força militarizada.

Militares da GNR resgataram 85 migrantes na Grécia
Notícias ao Minuto

11:56 - 21/10/19 por Lusa

País Migrantes

Em comunicado, a GNR diz que a Unidade de Controlo Costeiro, no âmbito da missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), detetou inicialmente 42 pessoas a três milhas náuticas da costa, numa embarcação de borracha com cerca de seis metros de comprimento e com excesso de lotação.

Neste grupo de migrantes, resgatados no domingo, estavam nove crianças, 15 mulheres e 18 homens.

"Durante o resgate, os migrantes foram colocados na embarcação portuguesa e transportados em segurança para o Porto de Vathy, sendo entregues às autoridades gregas", explica a GNR, acrescentando que durante o processo foram distribuídas águas e produtos alimentares.

Algumas horas depois desta ação, a sul da ilha de Chios, foi detetada uma outra embarcação, tendo sido resgatados 43 migrantes - dos quais 13 crianças, 13 mulheres e 18 homens -, que foram encaminhados para o Porto de Chios e posteriormente entregues às autoridades gregas.

"Foi ainda prestada assistência médica imediata a todos os migrantes que apresentavam ferimentos ligeiros", acrescenta a nota.

Desde o início do ano, os militares da GNR efetuou no âmbito da FRONTEX mais de 1.020 patrulhas, detetou 255 embarcações e auxiliou cerca de 2.560 migrantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório