Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Mais seis homens detidos por violência doméstica no Norte do país

De ameaças de morte a violência física, na semana passada as autoridades detiveram seis homens pela prática do crime de violência doméstica.

Mais seis homens detidos por violência doméstica no Norte do país
Notícias ao Minuto

11:43 - 21/10/19 por Notícias Ao Minuto

País Violência doméstica

Seis homens foram detidos pela GNR entre 16 e 18 de outubro por violência doméstica, na região Norte do país, designamente, nos concelhos de Vila Nova de Gaia, Santo Tirso, Maia, Amarante e Paços de Ferreira. Nenhum dos suspeitos, de idades compreendidas entre 33 e 62 anos, ficou em prisão preventiva, informou a referida autoridade em comunicados enviados às redações

Na sequência de uma investigação, um dos suspeitos, de 35 anos, foi detido após ter sido apurado pelos militares que o homem "exercia violência física e psicológica" contra a companheira, de 30 anos. A GNR verificou também que, neste caso, houve "um aumento da violência nos últimos meses" porque o agressor "dependia economicamente da vítima" e "exigia dinheiro" para a compra de estupefacientes. Apresentado ao Tribunal Judicial do Porto, foi-lhe aplicada "a medida de coação de afastamento da residência e proibição de contacto por qualquer forma ou meio com a vítima".

Noutro dos casos, a GNR deteve um homem de 43 anos, que "ameaçava de morte" a mulher, de 40 anos, "com recurso a uma arma branca", em Santo Tirso. Segundo a nota, na origem dos crimes, "estarão ciúmes obsessivos", sendo que a vítima era "perseguida e vigiada através de aparelhos eletrónicos". 

Na terceira situação, no concelho da Maia, foi detido um homem, de 57 anos, que agredia a mulher, da mesma idade, física e psicologicamente desde que se tinham casaram, há 36 anos. O agressor, "consumidor habitual de bebidas alcoólicas", ameaçava a vítima de morte e agredia a mulher com "utensílios domésticos". Nestes dois últimos casos, os detidos foram ambos presentes, no dia 18 de outubro, ao Tribunal de Judicial de Matosinhos, onde lhes foi aplicadas as medidas de coação de "afastamento das residências e proibição de contactos por quaisquer formas ou meios" com as vítimas.

Em Amarante, também foi preso um homem, de 51 anos, que "ameaçava de morte e agredia" a mulher, de 50 anos. O Tribunal Judicial de Marco de Canaveses aplicou ao suspeito a medida de coação de afastamento da residência e proibição de contacto com a vítima.

No dia 17 de outubro, em Paços de Ferreira e Amarante, foram ainda detidos mais dois homens, com 48 e 62 anos, pela prática de "violência física e psicológica" contra as respetivas mulheres, de 45 e 60 anos. O agressor mais velho foi ainda preso por exercer também violência doméstica "contra a sua própria mãe, de 89 anos, que coabitava na mesma residência". Os dois suspeitos foram presentes ao Tribunal Judicial de Marco de Canaveses, onde "ficaram sujeitos às medidas de coação de afastamento da residência e proibição de contacto com as vítimas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório