Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Aparentemente está tudo bem" com os 4 portugueses retidos numa gruta

O embaixador de Portugal em Madrid afirmou que, "aparentemente", os quatro portugueses retidos numa gruta no norte de Espanha "estão bem", depois de falar com as autoridades de proteção civil da Cantábria que os estão a tentar resgatar.

"Aparentemente está tudo bem" com os 4 portugueses retidos numa gruta
Notícias ao Minuto

11:23 - 21/10/19 por Lusa

País Espanha

"Estamos em contacto com as autoridades de proteção civil e aparentemente estão bem", disse Francisco Ribeiro de Menezes à agência Lusa, acrescentando que "se for necessário" o cônsul de Portugal em Bilbau irá até ao local, o que ainda não está previsto.

Segundo informação dada pelas autoridades de proteção civil, as condições meteorológicas de hoje dão conta de uma acalmia no estado do tempo, mas na terça-feira pode ser mais instável.

As equipas de socorro que tentam resgatar os quatro portugueses retidos numa gruta no norte de Espanha aguardam pela descida do nível da água, para entrarem na gruta, disse esta manhã à Lusa uma fonte da Fundação de Espeleosocorro Cántabro.

"O nível da água no interior da gruta subiu muito e isso não estava previsto pela equipa que desceu no sábado", disse Vítor Gandra, coordenador da secção de espeleologia do Clube de Montanhismo Alto Relevo, que ainda hoje vai para Espanha.

A equipa portuguesa de espeleologia, que tinha programado a viagem à gruta para entre sexta-feira e hoje, é formada por sete elementos, três da equipa de apoio que ficou no exterior da gruta e quatro que estão retidos.

A operação de socorro integra a equipa da ESOCAN, além de técnicos da Direção Geral do Interior do governo da Cantábria, agentes da Guarda Civil e voluntários da Associação de Proteção Civil de Arredondo.

Contactada pela Lusa, fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas referiu que o Governo português está a acompanhar a situação através da embaixada em Madrid e das entidades às quais estão associados os cidadãos portugueses - Clube de Montanhismo Alto Relevo e Federação Portuguesa de Espeleologia.

Segundo a mesma fonte, o Ministério dos Negócios Estrangeiros disponibilizou o apoio necessário, através da Embaixada de Portugal em Madrid e do Consulado Honorário de Portugal em Bilbau.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório