Meteorologia

  • 18 NOVEMBRO 2019
Tempo
11º
MIN 9º MÁX 15º

Edição

Carros submersos, inundações e voos desviados. As imagens do mau tempo

O mau tempo, que se faz sentir em todo o território continental este sábado, atingiu a zona Norte do país com alguma intensidade, causando inundações e estragos no distrito do Porto e no distrito de Braga. Veja as imagens.

O comandante Pedro Araújo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) fez às 16h30 um balanço das ocorrências relacionadas com a queda de chuva e que afetaram essencialmente os distritos do Porto e de Braga.

Segundo Pedro Araújo, os concelhos mais afetados no distrito do Porto são a Maia e Matosinhos, onde há registo de várias estradas secundárias e veículos submersos pela água, bem como garagens e habitações inundadas.

O comandante da ANEPC referiu também que o acesso à porta principal de um centro comercial da Maia ficou inundado o que está a impedir as pessoas de saírem do local, estando neste momento a aguardar que a água baixe.

De acordo com a Proteção Civil, o túnel de Paranhos está também inundado.

No distrito de Braga, a situação mais complicada foi ao final da manhã de hoje, em Vila Nova de Famalicão, onde o transbordo de uma linha de água provocou inundações em garagens e habitações e veículos submersos, explicou.

Pedro Araújo disse ainda que, neste momento, a chuva parou de cair no distrito do Porto, mas o número de ocorrências ainda está aumentar devido ao efeito dos escoamentos.

Entretanto, a superfície frontal que atinge o continente e que trouxe precipitação intensa no Norte do país encaminha-se para sueste, mas não está prevista uma situação tão grave como a que ocorreu a norte, disse fonte do IPMA.

Segundo o meteorologista, ao longo da tarde de hoje, prevê-se que a superfície frontal "passe por todo o território do continente", passando, gradualmente, a um regime de aguaceiros "que podem ser mais intensos no norte e centro e com trovoada".

"Para amanhã [domingo] e próximos dias está prevista alguma nebulosidade, com possibilidade de existir pontualmente alguns aguaceiros e uma descida de temperatura", adiantou Ricardo Tavares.

As "condições meteorológicas adversas" provocaram hoje o desvio de pelo menos nove voos no Aeroporto Sá Carneiro, distrito do Porto.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório