Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Garcia de Orta. Urgência Pediátrica encerrada durante o fim de semana

O hospital, situado em Almada, frisou que está a trabalhar numa solução "para garantir a continuidade da prestação de cuidados".

Garcia de Orta. Urgência Pediátrica encerrada durante o fim de semana
Notícias ao Minuto

16:27 - 18/10/19 por Mafalda Tello Silva

País Saúde

A Urgência Pediátrica do Hospital Garcia de Orta vai estar encerrada durante todo o fim de semana, avança a RTP, citando um comunicado enviado pela própria unidade de saúde à estação de televisão. 

O serviço irá fechar portas a partir das 20h30 de hoje, dia 18, até às 8h30 da próxima segunda-feira, dia 21 de outubro

Na referida nota, o Garcia de Orta salienta que está em curso "uma solução para garantir a continuidade da prestação de cuidados".

Para minimizar os constrangimentos à população, o hospital do distrito de Setúbal articulou-se com o Agrupamento de Centros de Saúde de Almada e Seixal para reforçarem o atendimento em alguns cuidados de saúde primários dos dois concelhos.

"Haverá reforço do Atendimento Complementar nos Centros de Saúde Rainha D. Leonor (Almada) e Amora (Seixal), que estarão abertos entre as 10:00 e as 17:00 de sábado e domingo, para atender todos os utentes que necessitem de observação no âmbito pediátrico, em situações agudas, mas não emergentes", lê-se num comunicado divulgado pelo hospital.

Os utentes que necessitem de recorrer a uma urgência pediátrica devem dirigir-se ao Hospital de Santa Maria ou ao Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, indicou o conselho de administração na nota.

"O Hospital Garcia de Orta continua a trabalhar em estreita articulação com a Administração Central do Sistema de Saúde, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Ministério da Saúde e com outros hospitais de Lisboa para encontrar soluções adequadas e concretizáveis no mais curto espaço de tempo possível, de modo a ultrapassar as dificuldades", garantiu.

Urgência Pediátrica do Garcia de Orta encerra pela terceira vez no espaço de dias

Esta é a terceira vez que a urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra, tendo acontecido pela primeira vez no último sábado à noite e, logo de seguida, na segunda-feira. Em causa está a "insuficiência de médicos pediatras para cumprir a escala noturna", segundo o conselho de administração.

Recorda-se que na passada quarta-feira, dia 16 de outubro, o hospital em causa informou que estava a tentar estabelecer um protocolo com a União das Misericórdias Portuguesas para, a curto prazo, solucionar a falta de pediatras nas urgências, para além de já ter lançado três vagas para contratação direta

"No curtíssimo prazo, passará por estabelecer uma parceria protocolada com a União das Misericórdias, que trará médicos do norte do país, que é onde há mais pediatras, que trabalharão essencialmente ao fim de semana. É um esforço que se prevê que não pode ultrapassar mais do que um ano, um ano e meio, até repormos os nossos efetivos", explicou à agência Lusa, na altura, o presidente do conselho de administração do hospital, Luís Amaro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório