Instituto contraria Fenprof. Só formações obrigatórias têm de ser grátis

O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) rejeitou hoje as críticas da Fenprof sobre ações de formação pagas, afirmando que apenas são cobradas as formações que não são obrigatórias para os docentes.

Notícia

© iStock

Lusa
17/10/2019 20:12 ‧ 17/10/2019 por Lusa

País

FENPROF

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) criticou hoje o IAVE por cobrar aos professores pela frequência de ações de formação contínua, acusando-o de "mercantilização da formação".

Em resposta à Lusa, a assessoria de imprensa do IAVE esclareceu que a formação atualmente disponível, e pela qual estão a ser cobrados 75 euros a cada docente, tem um caráter "muito específico e técnico", incidindo sobre instrumentos de avaliação, mas sobretudo não tem caráter obrigatório, pelo que o instituto não encontra fundamento para as críticas da federação de professores.

A Fenprof criticou que o IAVE, um instituto público tutelado pelo Ministério da Educação, estivesse a cobrar por ações de formação a professores, acusando-o de "mercantilizar a formação", uma situação que para o dirigente da federação de professores coloca "um problema ético".

No entanto, o IAVE garante que todas as formações obrigatórias para os docentes são gratuitas, acrescentando que esta, de caráter facultativo, apesar do custo associado teve bastante procura.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas