Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Campanha europeia de combate ao tráfico humano lançada sexta-feira

Lisboa vai ser palco, na sexta-feira, do lançamento de uma nova campanha europeia de combate ao tráfico de pessoas, direcionada às potenciais vítimas deste crime.

Campanha europeia de combate ao tráfico humano lançada sexta-feira
Notícias ao Minuto

17:30 - 17/10/19 por Lusa

País Tráfico humano

A apresentação da campanha, que acontece no Dia Europeu do Combate ao Tráfico de Seres Humanos, realiza-se no segundo dia da conferência internacional sobre tráfico de crianças que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a agência europeia de polícia Europol realizam desde hoje em Lisboa.

Segundo o SEF, o principal objetivo da campanha é alertar as potenciais vítimas para os principais canais onde poderão encontrar ajuda, proteção e informação.

A iniciativa pretende também sensibilizar as potenciais vítimas para o facto de possuírem direitos em toda a União Europeia, entre os quais assistência e apoio, proteção, direitos humanos e laborais, bem como um período de reflexão e direitos de residência e reintegração, adianta o SEF.

Em Portugal os materiais da campanha encontram-se disponíveis em português, checo, mandarim, hindi, romeno, russo e ucraniano e serão distribuídos com o apoio de todas as entidades nacionais e organizações não governamentais portuguesas inseridas na Rede Nacional de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico.

O SEF indica que os locais preferenciais de colocação dos materiais serão os pontos de passagem das potenciais vítimas.

Coordenada pela Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade (European Crime Prevention Network), a campanha conta com a participação da Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia e República Checa.

A diretora nacional do SEF, Cristina Gatões, vai fazer o lançamento oficial da campanha, que contará com diversos materiais informativos a distribuir pelas potenciais vítimas do tráfico de seres humanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório