Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Publicada em Jornal Oficial declaração de calamidade pública nos Açores

A Resolução que declara a situação de calamidade pública nos Açores, na sequência da passagem do furacão 'Lorenzo' no início do mês, foi hoje publicada em Jornal Oficial, assegurando apoios para fazer face aos prejuízos registados.

Publicada em Jornal Oficial declaração de calamidade pública nos Açores
Notícias ao Minuto

11:48 - 17/10/19 por Lusa

País Açores/Mau Tempo

A Resolução agora publicada em Jornal Oficial assegura apoios para os danos registados em habitações, empreendimentos de comércio e serviços, explorações agrícolas e equipamentos de apoio à pesca.

Aprovada em Conselho do Governo, que se reuniu recentemente em Ponta Delgada, esta Resolução refere que, entre a noite de 01 e a tarde do dia 02 de outubro, "todas as ilhas foram, fortemente, atingidas pelo furacão 'Lorenzo', que provocou danos em infraestruturas públicas e privadas, em diferentes graus e extensão de gravidade, com evidentes impactos na vivência diária das populações, empresas e instituições".

"Estas ocorrências relacionaram-se, maioritariamente, com danos em habitações, em explorações agrícolas, em equipamentos de apoio à pesca e em empreendimentos de comércio e serviços, assim como danos significativos em infraestruturas rodoviárias, portuárias e de apoio portuário provocados pela forte ondulação registada, em valores estimados superiores a 300 milhões de euros", sublinha.

Assim, a Resolução hoje publicada determina que os prejuízos nas habitações, nos empreendimentos de comércio e serviços, nas explorações agrícolas e nos equipamentos de apoio à pesca são apoiados nos termos e com os critérios a aprovar em resoluções do Conselho do Governo dos Açores.

No caso da habitação, "o regime excecional de apoio social de emergência pode ir até 100% do valor dos estragos" e "destina-se aos agregados familiares que se encontrem em situação de comprovada carência de recursos".

Já a compensação dos prejuízos registados em equipamentos de apoio à pesca corresponde a 75% das despesas elegíveis na parte não comparticipada por seguros ou não objeto de cobertura de seguro.

"O apoio ao setor agrícola prevê a atribuição de uma comparticipação até a um máximo de 75% do montante dos estragos verificados em produções agrícolas e em infraestruturas, prevendo-se também o apoio até 75% das despesas elegíveis para equipamentos, instalações e mercadorias de empresas dos sectores do comércio e serviços", explica uma nota divulgada pelo executivo açoriano.

A passagem do furacão "Lorenzo" nos Açores, em 02 de outubro, provocou prejuízos de cerca de 330 milhões de euros, segundo anunciou na segunda-feira o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.

O chefe do executivo regional socialista explicou ainda que "parte significativa deste montante -- mais de 300 milhões de euros -- refere-se a estragos estruturais registados em infraestruturas portuárias e de apoio à atividade portuária", tais como a "destruição total" do molhe e cais comercial das Lajes das Flores.

A passagem do furacão nos Açores provocou 255 ocorrências, tendo obrigado ao realojamento de 53 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório