Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Detido por violência doméstica tinha na sua posse uma caçadeira

Detenção ocorreu na sequência da queixa da vítima, sua mulher. O detido já havia sido detido em 2017 para cumprimento de 14 meses de pena de prisão efetiva devido a crimes como roubos e furtos.

Detido por violência doméstica tinha na sua posse uma caçadeira
Notícias ao Minuto

15:50 - 16/10/19 por Notícias Ao Minuto

País Violência doméstica

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Lisboa, através da Divisão de Investigação Criminal, deteve no passado dia 13 outubro, pelas 01h5, na freguesia dos Olivais, em Lisboa, um homem, com 34 anos de idade, suspeito da prática do crime de violência doméstica.

A detenção, conta a PSP em comunicado, surge na sequência de uma denúncia de violência doméstica na esquadra dos Olivais, onde se dirigiu a sua companheira (vítima) e a sua mãe (testemunha de alguns factos), tendo-se constatado a existência de uma queixa anterior apresentada em março deste ano, na área de outra força de segurança.

As ameaças relatadas pela vítima eram essencialmente de morte, injúrias, humilhações e expulsão da vítima e dos seus filhos da residência, tendo escalado, amiúde, para cenários de violência física, com empurrões, chapadas e apertos de pescoço. O quadro descrito veio desde há uns tempos a esta parte a agudizar-se.

A par das diligências desencadeadas por parte da PSP, esta autoridade descobriu a existência de uma arma de fogo no interior da residência que a vítima partilhava com o suspeito, arma que este último já teria usado nas suas várias ameaças de morte.

Por este motivo, foi feita uma busca à habitação, onde se encontrou e apreendeu a referida arma de fogo, uma caçadeira de canos longos, tendo sido apreendidos também quatro cartuchos calibre 12. A PSP sublinha que o suspeito não é detentor de licença de uso e porte de arma.

Momentos depois foi possível intercetar o suspeito nas imediações da residência, vindo a conduzi-lo para unidade policial para ser sujeito às necessárias diligências processuais e de recolha de prova.

Face aos indícios da prática dos factos relatados, aliado aos perigos eminentes que ressaltavam do contacto mantido por este com a vítima, justifica a autoridade,  foram emitidos mandados de detenção por parte da PSP

A Polícia salienta ainda a existência de "um longo histórico criminal do suspeito pela prática de crimes",  nomeadamente roubos e furtos de diversa natureza qualificada, tendo, em 2017 sido detido pela PSP para o cumprimento de 14 meses de prisão efetiva por factos cometidos no concelho de Beja.   

Após ser presente no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, Juízo de Instrução de Lisboa, para primeiro interrogatório judicial, foi aplicada a medida de coação mais gravosa de prisão preventiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório