Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

A tabela periódica faz 150 anos. E o que é o Metro tem a ver com isso?

Amanhã, andar de Metro em Lisboa pode ser mais doce.

A tabela periódica faz 150 anos. E o que é o Metro tem a ver com isso?
Notícias ao Minuto

12:28 - 16/10/19 por Notícias Ao Minuto

País Metro Lisboa

Quem amanhã, dia 17, passar pela estação Alameda da Linha Vermelha às 17 horas, poderá, através de várias atividades, conhecer melhor o elemento nitrogénio, onde encontrá-lo e as suas aplicações, nomeadamente na preparação de gelado.

E é aqui que as coisas podem começar a ficar interessantes para si. Os clientes do Metropolitano vão ser convidados a provar gelado preparado no momento, faz saber a empresa em comunicado.

O processo, que poderá constatar com os seus olhos, é simples e explica-se da seguinte forma: O nitrogénio líquido tem uma temperatura muito baixa, congelando rapidamente o iogurte e leite condensado usado na preparação do gelado. Com a subida da temperatura formam-se espontaneamente vapores de azoto que se evaporam completamente antes de ser servido.

No âmbito desta ação, poderá ainda ser convidado a “participar” num jogo de futebol e outras experiências com nitrogénio líquido e responder a um breve questionário que irá testar de uma forma “leve e divertida” os seus conhecimentos sobre os elementos da tabela periódica, ou escrever o seu nome utilizando os elementos químicos

A iniciativa insere-se no âmbito do Ano Internacional da tabela Periódica, associando-se o Metropolitano de Lisboa em parceria com o Departamento de Engenharia Química e do Núcleo de Estudantes de Engenharia Química, do Instituto Superior Técnico. As iniciativas vão estender-se ao longo do ano.

Ainda a propósito das comemorações dos 150 anos da Tabela Periódica, estão previstas mais atividades a ter lugar na estação Alameda, no dia 31 de outubro - ‘Os luminescentes’ - e no dia 20 de novembro, na estação Cais do Sodré, com ‘O último elemento’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório