Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Estudo sobre peso do consumo de açúcar na despesa em saúde vence prémio

O economista e investigador Vítor Castro é o vencedor da primeira edição do prémio Pedro Pita Barros, com um estudo que analisou o impacto do consumo de açúcar na despesa em saúde.

Estudo sobre peso do consumo de açúcar na despesa em saúde vence prémio
Notícias ao Minuto

06:50 - 16/10/19 por Lusa

País Prémio Pita Barros

O prémio, que será entregue hoje à tarde em Lisboa e tem o valor pecuniário de 3.500 euros, é promovido pela Associação Portuguesa de Economia da Saúde e patrocinado pela Associação Nacional de Farmácias, visando fomentar a investigação na área da economia da saúde feita por jovens investigadores portugueses ou por investigadores que usem dados de Portugal.

Segundo os organizadores, o trabalho vencedor da primeira edição foi publicado na revista científica Health Economics. O júri considerou que o artigo do investigador Vítor Castro é um "excelente ponto de partida para a discussão de políticas de saúde pública", ao mesmo tempo que aponta para a necessidade de criar estratégias de educação alimentar da população.

O estudo analisa o impacto do consumo de açúcar na despesa em saúde, com particular ênfase na diabetes, numa análise macroeconómica da literatura publicada entre 1995 e 2014 sobre os determinantes dos gastos em saúde em 156 países.

Vítor Castro é doutorado em Economia pela Universidade de Warwick e atualmente é professor associado de Economia na Universidade de Loughborough, no Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório