Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Televisão italiana transmite reportagem sobre Portugal. "Como?"

Peça jornalística tem 13 minutos e analisa a evolução de Portugal desde a chegada da troika.

Televisão italiana transmite reportagem sobre Portugal. "Como?"
Notícias ao Minuto

17:35 - 15/10/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Itália

Estávamos em 2012 e começava um dos períodos mais negros da história de Portugal. A crise estava instalada: o desemprego disparou, os salários e pensões congelaram, a emigração aumentou substancialmente e o país mergulhou numa profunda crise social.

O pedido de ajuda feito à troika pelo governo de José Sócrates acabou por ser colocado em prática pelo executivo de Pedro Passos Coelho e, apesar dos anos difíceis que se seguiram a 2012, foi a coligação PSD/CDS que venceu as eleições. Mas foi o PS de António Costa que governou com o apoio parlamentar do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista Português – algo inédito em Portugal.

Desde 2015, os indicadores económicos e financeiros começaram a subir e Portugal operou uma verdadeira reviravolta na sua economia e, consequentemente, na sociedade.

Tudo isto é contado numa reportagem do programa Presa Diretta que foi transmitida, na segunda-feira, no canal de televisão italiano Rai. ‘Portugal corre mais do que Itália’ é o nome da reportagem que conta com a participação de elementos do governo, como Pedro Nuno Santos (ministro das Infraestruturas), do PS, como Ana Catarina Mendes (secretária-adjunta do partido) e outras personalidades dos setores da saúde e da educação.

A grande questão que é colocada, conforme se lê no site do canal de televisão, é saber "como Portugal conseguiu colocar as contas em ordem, dizendo não à austeridade".

Esta reportagem, convém sublinhar, surge numa altura em que Itália atravessa dificuldades financeiras e políticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório