Meteorologia

  • 15 NOVEMBRO 2019
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 13º

Edição

329 armas de fogo ilegais entregues à PSP em apenas nove dias

A maioria foi entregue no distrito de Lisboa.

329 armas de fogo ilegais entregues à PSP em apenas nove dias
Notícias ao Minuto

08:37 - 12/10/19 por Natacha Nunes Costa 

País Armas de fogo

Os portugueses entregaram às autoridades 329 armas de fogo ilegais em apenas nove dias, informa a PSP num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

A armas em questão foram entregues entre os dias 22 e 30 setembro de 2019, data em que entrou em vigor o Regime Jurídico das Armas e Munições, que permite um prazo de 180 dias para a entrega voluntária de armas ilegais.

Do total de armas ilegais entregues, 233 eram utilizadas em caça e 48 eram armas curtas como pistolas e revólveres. A tipologia das restantes não é mencionada pela PSP.

Além das armas de fogo foram apreendidas 865 munições.

Já a nível geográfico, Lisboa foi o distrito onde ocorreram mais entregas, com 176 armas entregues em esquadras da PSP e 23 no Departamento de Armas e Explosivos. Segue-se Coimbra, com 35 entregas e Leiria com 27.

A PSP recorda ainda que todos os cidadãos que possam ter na sua posse armas ilegais e/ou em situação contra-ordenacional, que dispõem de 180 dias, após o dia 22 de setembro, para fazer essa entrega sem repercussão criminal. Quem quiser pode ainda legalizar a sua situação de licenciamento, como seja de Licenças de Uso e Porte de Armas caducadas, armas de familiares falecidos ou declarações de compra e venda não entregues em tempo, entre outras, beneficiando assim da não aplicação de coima.

Para tal, os cidadãos devem deslocar-se a qualquer esquadra, da PSP ou GNR, levando consigo armas, munições e documentação.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório