Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

'Escape limpo': Desmantelada rede ilegal de distribuição de combustível

Foram identificados e constituídos arguidos quatro homens, com idades entre os 30 e os 55 anos.

'Escape limpo': Desmantelada rede ilegal de distribuição de combustível
Notícias ao Minuto

08:35 - 11/10/19 por Melissa Lopes

País Crime

A Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal do Porto, apreendeu esta quarta-feira 13 mil litros de produtos químicos e 24.380 cigarros, no âmbito da operação denominada ‘Escape Limpo’, no Porto e em Braga.

Em comunicado, a GNR explica que a investigação decorria há cerca de seis meses, com a finalidade de desmantelar uma rede ilegal que se dedicava à distribuição e venda a consumidores finais de produtos com características carburantes.

No decorrer da investigação foram cumpridos 34 mandados de busca, das quais 25 domiciliárias e nove em armazéns e veículos, tendo sido apreendidos 13 mil litros de produtos químicos, que eram usados como combustível; 24.380 cigarros, produto resultante da comercialização ilícita de combustíveis e ainda 3 mil euros em dinheiro.

Os produtos químicos apreendidos eram utilizados como substitutos da gasolina para abastecer veículos, escapando desta forma à respetiva tributação.

A GNR dá ainda conta de que no seguimento da ação foram identificados quatro homens, com idades compreendidas entre os 30 e 55 anos, e duas empresas com atividade na comercialização de produtos químicos.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e indiciados da prática do crime de introdução fraudulenta no consumo de produtos sujeitos a Imposto Sobre Produtos Petrolíferos e Energéticos, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Braga.

A operação teve a colaboração de uma equipa especializada em matérias perigosas da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro da GNR e da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), é sublinhado na mesma nota. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório