Meteorologia

  • 19 OUTUBRO 2019
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 19º

Edição

Hospitais do Algarve obrigados a contratar anestesistas espanhóis

Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) recorre à contratação de prestadores de serviços "quando não é possível contratar diretamente para os seus quadros".

Hospitais do Algarve obrigados a contratar anestesistas espanhóis
Notícias ao Minuto

15:52 - 10/10/19 por Melissa Lopes 

País Anestesistas

Devido à falta de anestesistas, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) contratou sete destes especialistas a uma empresa espanhola a 50 euros/hora.

A informação, avançada pelo Diário de Notícias, foi confirmada ao Notícias ao Minuto pelo próprio Centro Hospitalar, que diz recorrer à figura da contratação de prestadores de serviços “quando não é possível contratar diretamente para os seus quadros”.

Neste caso concreto, trata-se de contratação de especialistas em anestesiologia para fazer face às necessidades do CHUA, refere a nota enviada ao Notícias ao Minuto, que acrescenta que “esta e todas as prestações de serviços médicos seguem as regras da contratação pública”.

Faz ainda saber o CHUA que o valor hora destes sete profissionais é de 50 euros, com todos os encargos suportados pelo prestador. A prestação de serviços com o referido prestador, acrescenta, teve início em novembro de 2018.

“Tendo em conta a reconhecida carência de profissionais na áreaeste processo foi dado a conhecer à Ordem dos Médicos”, frisa o Centro Hospitalar.

De facto, a falta de anestesistas no Serviço Nacional de Saúde não é uma novidade. Têm sido várias as unidades hospitalares em Lisboa que têm enfrentado problemas por falta destes profissionais, designadamente o Hospital Pulido Valente, os hospitais Amadora-Sintra, Santa Maria e São Francisco de Xavier. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório