Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Uma semana depois de Lorenzo, bens essenciais chegam à ilha das Flores

Na operação participaram militares e populares.

Uma semana depois de Lorenzo, bens essenciais chegam à ilha das Flores
Notícias ao Minuto

08:26 - 10/10/19 por Natacha Nunes Costa

País Lorenzo

O porto comercial das Lajes, na ilha das Flores, nos Açores, afetado pela passagem do furacão Lorenzo, abriu à navegação, de forma condicionada, permitindo operações diurnas aos navios de tráfego local, anunciou esta quarta-feira o capitão do porto de Santa Cruz.

A reabertura do porto possibilitou o abastecimento de bens essenciais à ilha, como gás, o que não acontecia há uma semana, desde a passagem da tempestade.

O transbordo dos bens essenciais contou com a ajuda dos militares da Marinha Portuguesa e de alguns populares. É que, apesar de o porto ter reaberto, a navegação está limitada a navios com um máximo de 60 metros de comprimento e quatro metros de calado. Ou seja, a única forma de abastecer a ilha é recorrer ao transporte de bens de primeira necessidade no navio Setúbal até ao largo da ilha e, posteriormente, entre o navio e o cais, em embarcações bastante mais pequenas.

Num comunicado partilhado no site, a Marinha Portuguesa recorda que "os trabalhos de limpeza e reabilitação do porto irão continuar nos próximos dias, sendo este um primeiro passo para a reabertura total à navegação".

A Polícia Marítima mantém o policiamento no porto, garantindo a segurança dos acessos e dos trabalhos que decorrem.

Recorde-se que a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, na madrugada e manhã de dia 2 de outubro, provocou mais de 250 ocorrências e obrigou ao realojamento de 53 pessoas. O porto das Lajes das Flores ficou "totalmente destruído", colocando constrangimentos ao abastecimento de combustível por via marítima à ilha, o que levou o Governo Regional a declarar "situação de crise energética" e racionar o combustível nas ilhas das Flores e Corvo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório